Onix ou HB20? Qual hatch entrega o melhor conteúdo nas versões turbo

Onix ou HB20? Ambos dominam o segmento e são exemplos de eficiência e performance em suas versões 1.0 turbo. Mas qual deles é melhor?

Os motores 1.0 turbo possuem duas grandes vantagens. Além de serem eficientes, no quesito consumo, eles se destacam por conta de sua boa performance. Chevrolet Onix 1.0 Premier II e o Hyundai HB20 1.0 Diamond são dois exemplos de carros que trazem esse tipo de conjunto mecânico.

Ambos os carros estão entre os mais vendidos do país. Hoje descobriremos qual dos dois entregam o melhor conjunto nas versões turbo.

Onix ou HB20? Qual hatch entrega o melhor conjunto nas versões turbo

E chegou a hora de apresentar os dois propulsores. Começamos falando do veículo da marca norte-americana. Apresentada como uma das principais novidades da segunda geração do Onix, o Ecotec 1.0 equipa a maioria das configurações do carro.

Foto: Divulgação/Hyundai

Junto com a transmissão automática de seis velocidades, ele pode produzir uma potência de 116 cv (gasolina e etanol)  a 5.550 rpm,. O torque é de 16,3 kgfm (com gasolina) ou 16,8 kgfm (com etanol) a 2.000 rpm. Sua velocidade máxima é de 187 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,1 segundos.

Do mesmo modo, o 1.0 TGDI da marca sul-coreana também apareceu após uma mudança do HB220. Além do modelo top de linha, ele está disponível no modelo Evolution. Ele tem uma potência máxima de 120 cv (gasolina e etanol) a 6.000 giros, além de torque de 17,5 kgfm a 1.500 rpm. Sua transmissão também é uma automática de seis velocidades.

Foto: Divulgação/Hyundai

Foto: Divulgação/Chevrolet

Segundo dados divulgados pela marca, o HB20 Diamond atinge a velocidade máxima de 190 km/h e tem aceleração de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos

Os dois carros trazem um bom espaço interno. Porém, o Onix leva uma leve vantagem na distância entre-eixos (2.551 mm contra 2.530 mm), mas o HB20 oferece um maior porta-malas (300 litros contra 275 litros).

Consumo

Como foi dito anteriormente, além de terem um automóvel com boa pegada em estradas, os donos de veículos 1.0 turbo gastam menos com paradas no posto de combustível.

De acordo com o Inmetro, o Onix leva melhor que o Hyundai no perímetro urbano. Enquanto o primeiro faz 12,2 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol), o segundo roda 11,9 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol).

Por outro lado, o HB20 leva a melhor na rodovia: 15,1 km/l (gasolina) e 10,7 km/l (etanol) contra 13,9 km/l (gasolina) e 10,3 km/l (etanol).

Equipamentos de série

Outro requisito atraente nos dois são os pacotes de itens de série oferecidos pelas montadoras. Sem falar no bom acabamento interno.

Foto: Divulgação/Hyundai

Na linha 2022, o Hyundai HB20 Diamond está custando a partir de R$ 89.490. Ele traz ar-condicionado digital, quatro airbags, freios ABS com EBD, controle de estabilidade, controle de tração, assistência de partida em rampa, alerta de mudança de faixa, bancos e volantes revestidos em couro, direção elétrica progressiva, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, computador de bordo, chave presencial Smart Key, vidros (sistema one touch) e travas elétricas, central multimídia blueMedia de oito polegadas e entre outros.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Enquanto isso, o Onix Premier II tem preços a partir de R$ 88.890. O  conteúdo de série do GM é também bem interessante e compartilha com seu rival a maioria deles. Porém, ele possui algumas exclusividades, como por exemplo: seis airbags, sensor crepuscular, alerta de ponto cego, volante esportivo com revestimento premium, Wi-Fi integrado e assistente de estacionamento automático.

Conclusão

Tanto o Hyundai HB20 1.0 Diamond, quanto o Chevrolet Onix Premier II são ótimos carros, apesar dos preços altos. O asiático possui um motor 1.0 turbo mais potente e tem um espaço interno ligeiramente maior. Já o carro fabricado em Gravataí (RS) tem dimensões maiores, um sistema multimídia mais desenvolvido e mimos exclusivos, como o ar-condicionado realmente digital.

 

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Pedro Giordan
Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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