Kia Sportage 2021 vale a compra? Veja os detalhes do SUV médio
Disputando com outros jipes médios, como o Jeep Compass, o Kia Sportage 2021 ainda está disponível no mercado brasileiro...
Não importa o tamanho, o mercado de SUVs está bombando no País. Existem opções para todos os gostos. Disputando com outros utilitários médios, como o Jeep Compass, o Kia Sportage 2021 ainda está disponível no mercado brasileiro e tem um porte parecido com o Hyundai Tucson.
Kia Sportage 2021
Seus números de vendas em 2020 foram bastante tímidos. Se pegarmos os dados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (FENABRAVE), o veículo vendeu apenas 1.625 unidades.
Lançado em 2019, ele está sendo oferecido em três versões diferentes: a P. 161, a P. 264 e a PP. 265, Ambas trazem o motor 2.0L 4 cilindros 16v Flex. De acordo com a marca, sua potência é de 156 cv (gasolina) e 167 cv (etanol) a 6.200 rpm.
Segundo a montadora, o Kia Sportage acelera de 0 a 100 km/h em 11 segundos. Sua velocidade máxima é de 175 km/h. O câmbio automático de seis velocidades com trocas sequenciais é muito bom para a circulação nas cidades. Além disso, para quem gosta de pilotar com mais emoção, o carro possui paddle shiffts para trocas manuais.
Quando se fala de SUVs médios, é muito difícil não lembrar do Jeep Compassa. Comparado aos dados do norte-americano, percebemos que ele é um pouco mais lento na aceleração. Já no porta-malas, outro quesito bastante importante, o jogo vira. O Sportage tem espaço para 503 litros. Enquanto isso, o Compass comporta apenas 410 litros.
Preços e equipamentos
Como foi explicado anteriormente, a gama do Kia Sportage é formada por três versões. Os preços praticados pela montadora o colocam bem no epicentro do mercado de SUVs médios. A versão mais barata é a P. 161, que tem preço sugerido de R$ 139.990. Na sequência vem a P. 264 (R$ 195.990). Por fim, a top de linha P. 265 (R$199.990).
As diferenças entre as três estão nos pequenos (e importantes) detalhes. A versão de entrada, por exemplo, é a única que traz um câmbio manual. Outros destaques: ar-condicionado manual, bancos em tecido, chave tipo canivete, computador de bordo, piloto automático, Drive-by-Wire, câmera de ré, direção elétrica, sistema multimídia de 7 polegadas touchscreem e entre outros.
Já as versões P.264 e P. 265 dividem muitos dos equipamentos e acessórias. Entre eles, podemos destacar o ar condicionado digital, assistente de para automática, sensor de chuva, volante esportivo D-Cut, faróis de neblina Ice-Cube, Rodas de liga leve aro 19, teto solar panorâmico, assistente de partida em subidas, além dos sensores de estacionamento dianteiro e traseiro.
Para quem curte tecnologia, apenas boas notícias. Ambas as centrais multimídias vem com Android Auto e Apple CarPlay. Ainda por cima, o motorista poderá comandá-las com o volante multifuncional.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.