Amazon investe em veículos elétricos; modelos têm câmeras de 360 ​​graus e Alexa

*Por Vivaldo José Breternitz

Depois de encomendar à Rivian cem mil veículos elétricos, a Amazon começou a testar as primeiras unidades que recebeu.

Os veículos estão cobrindo rotas de entrega em Los Angeles e o objetivo é confirmar o desempenho, a segurança e a durabilidade dos mesmos antes que comecem a ser produzidos em massa. Pretende-se que seu uso seja estendido a mais 16 cidades ainda em 2021 – provavelmente este é o maior projeto de eletrificação de frota em andamento em todo mundo.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link

Os elétricos que estão rodando em Los Angeles são vans para uso urbano, embora o projeto contemple a utilização de uma plataforma básica, sobre a qual podem ser construídos veículos de diversos tamanhos e configurações, dependendo de fatores como área de utilização e clima. Motores e baterias também poderão variar em função da utilização que se pretende dar ao veículo.

A van elétrica que vem sendo usada tem um design limpo e bonito, com autonomia de 150 milhas. O motorista é apoiado por câmeras que lhe dão visibilidade de 360 ​​graus e assistente de voz Alexa.

LEIA MAIS: Como fazer a transferência de um veículo pela internet
Entenda as diferenças entre garantia estendida e garantia mecânica do veículo

A Rivian e a Amazon ainda estão refinando os veículos, com a produção em massa prevista para começar ainda em 2021, pretendendo-se ter dez mil veículos rodando ao final de 2022. Já foram instaladas estações de reabastecimento em muitos centros de distribuição da Amazon na América do Norte e Europa.

Na visão da Amazon, eletrificar a frota é um passo importante para cumprimento de sua meta de chegar ao nível de zero emissões de carbono em 2040. Para isso, associou-se à Rivian, tendo liderado uma rodada de investimentos de US$ 700 milhões no início de 2019.

Como forma de tornar seus serviços mais seguros, a Amazon pretende instalar em toda a sua frota, câmeras para monitorar seus motoristas em tempo real, com inteligência artificial analisando as imagens capturadas pelas câmeras. A ferramenta dará ao motorista feedback em tempo real, incluindo sugestões como “você parece não estar concentrado na direção”, ou “por favor, reduza a velocidade”.

Esses dados, armazenados e processados posteriormente, servirão para melhorar o treinamento dos motoristas e, evidentemente, descartar aqueles que não se adequarem às normas de direção estabelecidas pela empresa.

*Vivaldo José Breternitz, Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA