Acidentes de trânsito aumentam quando há congestionamento

Acidentes de trânsito pioram os congestionamentos de maneira significativa até três horas após a ocorrência, chegando a reduzir a velocidade média das vias paulistanas em até 32% na primeira hora.

Congestionamentos em cidades e estradas podem aumentar as chances de acidentes automotivos. Segundo o levantamento “Velocidades médias e segurança viária em São Paulo”, realizado pelo Instituto Cordial em parceria com a Uber, a probabilidade é 3,7 vezes maior quando há trânsito leve e 6,3 vezes maior com trânsito pesado

O estudo, que cruzou os dados de 13 mil acidentes de trânsito mapeados pela Prefeitura em 2018 com 572 milhões de registros de velocidade média nos 16 mil km de vias da cidade, também indica que os acidentes costumam piorar ainda mais os congestionamentos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Acidentes de trânsito 

Considerando apenas atropelamentos, a probabilidade é 4,5 vezes maior com congestionamento leve e chega a ser 8,5 vezes maior com congestionamento pesado. No caso de motocicletas, a chance de atropelamento de pedestres é 90 vezes maior com congestionamento pesado.

LEIA MAIS: Brasil gasta R$ 132 bilhões por ano com acidentes de trânsito
Acidente de trânsito: mortes em SP tem menor índice da história

Luis Fernando Villaça Meyer, diretor de operações do Instituto Cordial e coordenador do estudo, explica que, apesar da chance de acidente em situações de congestionamento ser maior, as ocorrências não são, necessariamente, mais severas – a não ser quando a velocidade é mais elevada.

No quadro, veja as principais conclusões do relatório.

[info_box title=”Hipóteses analisadas“]
  • Quando há congestionamento na via, os acidentes são mais frequentes
    ✓ CONFIRMADA: a chance de ocorrer um acidente é de 3,7 a 6,3 vezes maior
  • Sempre que o fluxo está livre, há mais acidentes fatais
    ✘ NÃO CONFIRMADA: acidentes ocorrem sobretudo em vias arteriais, fora dos picos
  • Quando a quadra é mais longa, os veículos desenvolvem maiores velocidades
    ✓ CONFIRMADA: a cada 62 metros de quadra, a velocidade média aumenta 1 km/h
  • Quando a quadra é mais comprida, a severidade dos acidentes é maior
    ✓ CONFIRMADA: há influência sobre atropelamentos de pedestres (possivelmente por travessias fora da faixa) e maior velocidade dos veículos (menos obstáculos)
  • Quando ocorre um acidente, a velocidade média da via se reduz nos dois sentidos, por um período de tempo considerável
    ✓ CONFIRMADA: o efeito negativo na velocidade é significativo por até três horas após a ocorrência, chegando a 32% de redução de velocidade na primeira hora
  • Quando as velocidades dos dois sentidos da via são muito diferentes, os acidentes são mais frequentes e mais severos, especialmente com motociclistas
    ✘ NÃO CONFIRMADA: não foi possível identificar relação estatisticamente relevante
  • Acidentes envolvendo motoristas do sexo masculino tendem a ser mais severos
    ✓ CONFIRMADA: a severidade dos acidentes é 69% maior
[/info_box]

Os dados de velocidade foram compartilhados por meio da plataforma Uber Movement, um site público e gratuito que exibe o histórico de velocidades médias de inúmeras vias da região metropolitana de São Paulo, calculadas a partir das viagens intermediadas pela Uber.

Estradas pelo mundo

Confira na galeria algumas das estradas mais legais do mundo.

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

ASSISTA AGORA