BMW desenvolve ciclo de materiais sustentáveis para células de bateria

A sustentabilidade desempenha um papel central na expansão da mobilidade elétrica. A BMW estabeleceu um ciclo fechado e sustentável para as células da bateria.

A sustentabilidade desempenha um papel central na expansão da mobilidade elétrica. A BMW, por exemplo, estabeleceu um ciclo fechado e sustentável para as células da bateria. Com uma nova planta-piloto que produzirá células de bateria de íons de lítio, a empresa pretende penetrar todos os aspectos da cadeia de valor das células de bateria: da seleção de materiais à composição e design das células de bateria, até a produção e reciclagem.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Nova bateria da BMW

A planta-piloto será construída em Parsdorf, perto de Munique, e está programada para entrar em atividade no final de 2022. O investimento no projeto é de quase € 110 milhões e cerca de 50 funcionários trabalharão na nova planta.

O Ministério Federal da Economia da Alemanha e o Ministério da Baviera da Economia, Desenvolvimento Regional e Energia estão apoiando o projeto no âmbito do processo de financiamento europeu IPCEI (Projetos Importantes de Interesse Europeu Comum).

LEIA MAIS: O que fazer quando a bateria do carro descarrega
OnStar lança alerta que indica baixo nível da bateria automotiva

Produção em série de células de bateria

A BMW desenvolverá processos e sistemas de produção inovadores, que serão instalados na planta-piloto de 14 mil m². Usando processos e sistemas também empregados na produção padrão, a empresa poderá demonstrar a viabilidade industrial de futuras gerações de células de bateria. O foco principal será a otimização da eficiência, custos e qualidade da produção.

Com base no know-how do Centro de Competência em Células de Bateria e também da planta-piloto, a empresa desenvolverá estas tecnologias para implementação e habilitará os fornecedores para a produção destas células com suas próprias especificações.

Um quarto dos veículos do BMW Group vendidos na Europa deve ter um powertrain elétrico até 2021; um terço em 2025 e metade em 2030.

A célula de bateria sustentável do futuro será reciclável

Para contribuir efetivamente à proteção do clima, é necessário melhorar o equilíbrio ambiental de todos os componentes do veículo e trazer os parceiros para este processo. Isso se aplica, em particular, à produção intensiva de energia de células de bateria para veículos elétricos. Até 40% das emissões de CO2 de um veículo totalmente elétrico vêm apenas da produção de células de bateria.

Para desenvolver tecnologia inovadora e sustentável de células de bateria, a BMW está trabalhando como parte integrante de um consórcio de tecnologia do qual fazem parte o fabricante sueco de baterias Northvolt e o belga Umicore, desenvolvedor de materiais para baterias. A colaboração está focada na criação de uma cadeia de valor sustentável de ponta a ponta para células de bateria na Europa, que se estende do desenvolvimento à produção e à reciclagem.

A Northvolt produzirá as células da bateria em sua própria fábrica atualmente em construção em Skellefteå, no norte da Suécia, a partir de 2024. A Northvolt obterá a energia necessária para produzir as células da bateria exclusivamente a partir de energia eólica e hidrelétrica gerada regionalmente no norte da Suécia.

A Umicore contribuirá para o desenvolvimento de uma célula de bateria sustentável na Europa. O design das células recicláveis é um foco consistente desde o início do desenvolvimento das células da bateria. Diante da crescente demanda por células de bateria, a reciclagem dos componentes no final de seu ciclo de vida e a reutilização extensiva de matérias-primas serão essenciais para fechar o ciclo da melhor maneira possível.

As células de bateria da BMW serão produzidas com 100% de energia verde a partir da quinta geração. Como líder em sustentabilidade, o BMW Group já chegou a um acordo contratual com seus fabricantes de células para que eles também utilizem apenas energia verde a partir de então.

A célula de bateria de quinta geração estará nas estradas ainda este ano no BMW iX3 e será lançada em mais produtos no próximo ano, como o BMW iNEXT e o BMW i4. À medida que os volumes aumentam, o uso de energia verde economizará cerca de dez milhões de toneladas de CO2 nos próximos dez anos. Para efeitos de comparação, essa é aproximadamente a quantidade de CO2 que uma cidade de mais de um milhão de habitantes emite por ano.

Carros elétricos e híbridos que rodam pelo mundo

Tendência mundial, a frota de carros elétricos e híbridos não para de crescer. Com o Salão de Genebra se aproximando, é certo que a maioria das fabricantes vai dedicar algum espaço em seus estandes para modelos com essas características. Nesta galeria especial do Garagem360, confira os principais modelos que rodam pelo mundo.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

ASSISTA AGORA