VW Gol 40 anos: relembre a evolução do carro que liderou o mercado por quase duas décadas

Em 8 de maio de 1980, o VW Gol passava a ser produzido no Brasil. Criado para ser o sucessor do Fusca, o modelo precisou conviver com seu antecessor...

Em 8 de maio de 1980, o VW Gol passava a ser produzido no Brasil. Criado para ser o sucessor do Fusca, o modelo precisou conviver com seu antecessor por alguns anos, além de não emplacar logo de cara. Inicialmente, a marca alemã optou por usar os motores arrefecidos a ar no hatch – primeiro o 1.3 de 47 cv e depois o 1.6 de 67 cv. Por mais que fossem robustos, o elevado barulho e a baixa potência foram fatores que não agradaram ao público, impedindo o carro de marcar um golaço nas vendas.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

A situação do Gol começou a mudar em 1984, quando vieram os primeiros motores a água. Naquele mesmo ano, o esportivo GT inaugurava a tradição esportiva do modelo, e usava o propulsor 1.8 a água de 99 cv. A primeira mudança visual veio em 1987, quando o Gol passou a ser o carro mais vendido do País, perdendo o posto apenas em 2014. No ano seguinte, o esportivo GTi tornou-se o primeiro carro nacional com injeção eletrônica em seu motor 2.0 de 120 cv.

LEIA MAIS: Desafio: você reconhece os logotipos pelos detalhes?

Combate à covid-19: Hyundai reforça importância do distanciamento e estende prazos aos clientes

O ano de 1990 marcou a segunda, e última, mudança de visual da primeira geração. Quatro anos depois, em 1994, a segunda geração foi lançada com um visual completamente novo, ganhando o apelido de bolinha. Outras duas reestilizações marcaram essa fase do Gol, em 1999 e 2005, sendo chamadas comercialmente de geração 3 (G3) e geração 4 (G4).

Em 2008, com um projeto completamente novo, o Gol chegava à geração atual. Ela foi a primeira a utilizar o motor na posição transversal, trouxe o Voyage de volta ao mercado (após mais de 10 anos de ausência) e elevou o nível de acabamento do veículo. Chamada de geração 5, ela foi retocada em 2012, 2016 e 2018, quando ganhou o visual atual e a opção de câmbio automático pela primeira vez.

VW Gol 40 anos

Na galeria, relembre a evolução do Gol nesses 40 anos de história.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Maria Beatriz Vaccari e Leo Alves
Escrito por

Maria Beatriz Vaccari e Leo Alves

ASSISTA AGORA