Cursos de mecânica gratuitos para mulheres

Alunas aprendem sobre o funcionamento dos veículos e a importância da manutenção preventiva

É notório o aumento no número de mulheres dirigindo pelas ruas das cidades. Mas, apesar de pilotarem muito bem, várias delas rodam por aí sem nem ao menos saber como seus carros funcionam. Pois, para ajudar estas condutoras a conhecer melhor seus automóveis, preservá-los e ainda evitar que gastem mais do que deviam em uma oficina, diversas empresas têm oferecido cursos grátis sobre o assunto.

A Porto Seguro, por exemplo, conta com um treinamento específico para mulheres, mas ele é exclusivo para as seguradas. Nele são abordados assuntos como a funcionalidade do motor, os sistema elétrico e de direção e os pneus. A duração é de quatro horas.

“Ensinamos os princípios de funcionamento dos veículos. Com isso, é possível conscientizar as participantes sobre a importância da manutenção preventiva e ajudá-las a evitar imprevistos com atitudes rápidas e simples como checar o nível de água e óleo” explica Roseli Oliveira, mecânica e instrutora do curso.

d.paschoal-9093alta
Funcionamento do motor é um dos temas abordado no curso oferecido pela DPaschoal | Foto: Divulgação

A DPaschoal é outra companhia que investe em aulas gratuitas de mecânica direcionadas ao sexo feminino. O “Curso de Mecânica Básica Para Mulheres” é realizado esporadicamente e tem como objetivo aprimorar os conhecimentos sobre o propulsor e os principais cuidados que devem ser tomados com o carro.

O treinamento teórico e prático tem duração de duas horas e é realizada nas lojas DPaschoal – para saber as unidades participantes e a disponibilidade, clique aqui. A empresa diz que com os ensinamentos é possível ajudar o meio ambiente e poupar dinheiro, já que a manutenção periódica aumenta em até 25% a vida útil das peças.

O Detran do Distrito Federal também conta um curso grátis exclusivos para mulheres. Em julho, o órgão abriu uma turma para 35 alunas. Promovidas pela Diretoria de Educação de Trânsito (Direduc), as aulas são focadas em veículos de duas e quatro rodas e abordam temas como direção defensiva e noções básicas de mecânica. A carga horária total é de 20 horas, e as participantes com 100% de frequência recebem um certificado de participação.

A Bridgestone, por sua vez, ministra o treinamento Mecânica Fácil. Por enquanto, ele é voltado apenas para as funcionárias da empresa, mas em breve deve ser aberto para o público em geral. Durante cerca de três horas, as motoristas aprendem sobre eletricidade, sistemas de suspensão, exaustão, freios e arrefecimento, pneus, motor e ar-condicionado.

Curso online

Quem busca mais praticidade pode optar por estudar pela internet. O curso Mecânica Automotiva, realizado pelo Instituto Politécnico de Ensino a Distância (iPED), tem carga horária de 20 aulas e é dividido em três capítulos, que tratam dos conceitos gerais de mecânica e a estrutura geral dos veículos. A aluna ainda tem acesso a um conteúdo sobre a história dos automóveis, da roda e até do ferro.

Já o curso Mecânica para Mulheres, da Universidade Feminina, tem como objetivo apresentar às alunas os principais componentes do carro, seu funcionamento e os procedimentos técnicos recomendados para uma manutenção preventiva eficiente. Ele traz ainda uma série de dicas para que a motorista utilize o modelo da melhor forma e com a máxima segurança.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar