99 reduz 34% dos incidentes graves com o uso de inteligência artificial e verificação de usuários

Levantamento da plataforma 99 aponta redução de 34% dos incidentes graves em todo o País no primeiro semestre do ano.

A plataforma de mobilidade 99 está investindo R$ 40 milhões no aprimoramento da experiência dos usuários e da segurança.

Levantamento da empresa aponta redução de 34% dos incidentes graves em todo o País no primeiro semestre do ano, em comparação com o mesmo período de 2022. E isso se deve à utilização de recursos de inteligência artificial e de verificação de usuários.

Incidentes graves caem 34% na plataforma 99 no primeiro semestre de 2023

99 reduz 34% de incidentes graves com o uso de inteligência artificial e verificação de usuários

App de transporte 99 apresenta dados de melhora da segurança (Foto: Divulgação/99)

No Estado de São Paulo, foi registrada uma queda de 37% de incidentes graves no primeiro semestre de 2023. A capital paulista teve 38% menos incidentes violentos no geral.

No Estado do Rio de Janeiro, a quantidade geral de incidentes graves também caiu, com redução de 37,5% no primeiro semestre deste ano.

A capital fluminense teve 38% menos incidentes violentos no geral.

Em Minas Gerais, o app observou uma queda de 36,3% nos incidentes graves na comparação entre os primeiros semestres de 2022 e 2023. A capital Belo Horizonte teve 40% menos incidentes violentos no geral.

Rio Grande do Sul apresentou uma redução de 30,8% de incidentes graves. Em Porto Alegre, essa queda foi de 30,1% em comparação ao primeiro semestre de 2022. A capital Porto Alegre teve 30% menos incidentes violentos no geral.

Inteligência artificial

Atualmente, a plataforma disponibiliza mais de 50 recursos de segurança para seus serviços de transporte por carro e motocicleta.

Entre os destaques estão uma série de inteligências artificiais que atuam conjuntamente – antes, durante e depois das corridas.

Uma delas é o Monitoramento de Corridas, algoritmo que detecta automaticamente paradas longas ou trajetos com tempo acima do previsto em corridas do aplicativo e toma medidas de segurança adicionais nesses casos. 

Uma das ações possíveis é o envio do Patrulha 99, recurso disponível em São Paulo e no Rio que desloca equipes especializadas em motocicletas ou carros para prestar apoio presencial para parceiros e passageiros em caso de emergência. 

Outro recurso de inteligência artificial é o Hércules, que verifica padrões de comportamento em chamadas suspeitas, analisando fatores como horário e duração da viagem, bem como histórico dos usuários.

Como, por exemplo, passageiros novos solicitando veículos de madrugada, em áreas isoladas e que estão repetidamente chamando, cancelando e alterando a rota.

Verificação dos usuários

99 reduz 34% de incidentes graves com o uso de inteligência artificial e verificação de usuários

Motoristas parceiros tendem a aceitar corridas dos perfis mais completos (Foto: DIvulgação/99)

Outra razão para a queda nos índices é a verificação de motoristas e passageiros na plataforma. Para os motoristas, é obrigatório a verificação dos documentos de habilitação e do carro, reconhecimento facial e checagem de antecedentes criminais

Por sua vez, os passageiros devem incluir obrigatoriamente CPF ou cartão de crédito antes da primeira corrida.

Um lançamento recente no campo da validação é o Selo de Verificação 99. Com ele, usuários com mais informações na plataforma passarão a receber classificações de acordo com a quantidade de validações realizadas. 

Serão dois tipos: o selo Essencial (para quem inserir o nome exato que possui no CPF) e o selo Premium (para quem incluir nome igual ao do CPF e mais uma foto de rosto).

O objetivo é melhorara segurança dos condutores e a experiência na plataforma, pois os motoristas parceiros tendem a aceitar mais viagens de passageiros com perfis mais completos.

Confira também: Sentença da Uber trata-se de insegurança jurídica, diz especialista; entenda

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA