82% dos motoristas ignoram o “Uber Black” e focam na categoria X; entenda o motivo

Pesquisa inédita revela que motoristas fogem das categorias de luxo e preferem o volume do Uber X e 99 Pop. Veja números do setor

Esqueça a ideia de que o objetivo de todo motorista de aplicativo é migrar para as categorias de luxo. Uma pesquisa inédita realizada pela GigU em parceria com a Jangada Consultoria revelou um dado surpreendente: a esmagadora maioria dos profissionais prefere rodar nas categorias básicas.

Acompanhe o Garagem360 e entenda!

Motoristas não gostam de rodar com Uber Black?

Segundo o levantamento, 82% dos motoristas da Uber concentram suas atividades no Uber X (a opção mais barata). A estratégia é clara: em vez de esperar muito tempo por uma corrida cara (Black), eles preferem a constância e o volume de chamadas da categoria popular.

Uber Black

Uber Black é última escolha de categoria entre motoristas. Foto: Freepik

Os números mostram que as categorias premium são um nicho restrito, muitas vezes inviável para quem precisa de giro rápido de caixa:

  • Uber X: 82% dos motoristas;
  • Uber Comfort: 41,2% (muitos alternam entre X e Comfort);
  • Uber Black: Apenas 9%;
  • Uber Black SUV: Irrisórios 2,7%.

No concorrente 99, o cenário é idêntico: 58,6% rodam no 99 Pop (básico), enquanto o segmento de Táxi e luxo soma menos de 2%.

Confira Corrida de R$ 100 por 9km? Preços da Uber e 99 explodem em dezembro e revoltam web

Carro próprio x alugado

Outro mito derrubado pela pesquisa é o da locação massiva. O estudo aponta que 88,7% dos motoristas utilizam veículo particular para trabalhar. Isso expõe uma realidade dura: o risco do negócio (manutenção, seguro, IPVA e depreciação acelerada do bem) está todo nas costas do motorista, que usa seu patrimônio pessoal para gerar renda.

E as motos?

Apesar de parecerem onipresentes nas ruas, as motos (para transporte de passageiros) ainda representam uma fatia pequena no universo geral dos apps, somando apenas 5,5% dos entrevistados. No inDrive, essa modalidade representa apenas 0,8%.

Segundo Luiz Gustavo Neves, CEO da GigU, o estudo é uma radiografia da busca por estabilidade: “A maior parte dos motoristas prioriza categorias de alta demanda em busca de estabilidade de renda, equilibrando custo, segurança e oportunidade.”

Se você é motorista, prefere fazer 10 corridas no Uber X sem parar ou esperar 1 hora por uma corrida no Black? Conte sua experiência nos comentários!

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Kawane Licheski
Escrito por

Kawane Licheski

Formada em Administração de Empresas, Jornalismo e mestranda em Comunicação. Apaixonada por setor automobilístico, true crime e livros. Fiz da escrita e produção de conteúdo sua paixão e profissão.