800 km de congestionamento em SP: como economizar combustível?

Nesta quinta-feira (23), a greve dos metroviários na capital paulista gerou um trânsito caótico. Veja como economizar combustível. 

Nesta quinta-feira (23), a greve dos metroviários na capital paulista gerou uma série de problemas para a cidade, entre eles um caótico trânsito. Veja como economizar combustível em meio ao congestionamento.

Tudo que é ruim pode piorar. Economizar combustível pode evitar ”prego” em meio ao trânsito (Foto: Divulgação/Pixabay)

Trânsito caótico reascende tema sobre economia de combustível

Na manhã desta quinta, a capital paulista chegou a registrar um índice de 800 km de lentidão, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

O órgão responsável pelo trânsito na cidade divulga a situação do fluxo em tempo real e, nesta tarde, no momento da produção desta matéria, o índice é de 432 km.

Tal cenário fez, inclusive, com que a CET suspendesse o rodízio municipal de veículos durante o dia, válido para o centro expandido da capital paulista em áreas de grandes fluxos.

A decisão se deu, sobretudo, pelo transtorno causado aos transportes públicos, além da dificuldade dos motoristas em desocupar as vias antes do horário previsto para o rodízio na parte da manhã (7h – 10h).

Desta forma, um pensamento com certeza fez parte de todos os motoristas que continuam presos na cidade de São Paulo neste dia turbulento: como economizar combustível diante da incerteza de quanto tempo permanecerão no trânsito?

Pensando nisso, o Garagem360 traz dicas de como diminuir o gasto com combustível em trechos de anda e para, comuns sobretudo nos dias como os de hoje nos grandes centros.

Sempre que o trânsito volta a aparecer nas grandes cidades, o consumo de combustível volta a ser tema (Foto: Divulgação/Freepik)

Dicas para economia no trânsito

Seja gasolina ou etanol, reduzir o gasto do consumo em momentos de grandes congestionamentos é essencial para não ”ficar no prego”.

Desta forma, baseado em estudos de órgãos especializados, veja as principais dicas para economizar combustível e não ficar parado em meio ao trânsito:

  • Garantir que pneus estejam calibrados;
  • Trocar a marcha de acordo com a rotação ideal;
  • Não acelerar ou frear bruscamente;
  • Desligar o motor em longas paradas.

A primeira dica deve ser praticada antes mesmo de pegar grandes deslocamentos e não só em dias de trânsitos, mas certamente fará mais diferença (negativa) em dias de grandes congestionamentos.

Da mesma forma, trocar de marcha de acordo com a rotação ideal do motor também exige que o(a) motorista conheça as especificações do carro, para assim, não ”forçar” o veículo e consumir mais combustível.

Do mesmo modo, não acelerar ou frear bruscamente exige sobretudo paciência, o que é bem difícil em dias estressantes. Mas se quiser economizar, acredite, isso vai te ajudar!

Por fim, a ”dica bônus” é um macete que alguns motoristas utilizam e divide opiniões, pois exige atenção para não atrapalhar ainda mais o trânsito: desligar o motor ao perceber uma longa parada.

De fato essa ação ajuda economizar combustível, mas outra vez, é preciso estar bem atento para não tornar a situação ainda mais infernal.

Trânsito em São Paulo nesta quinta continua complicado (Foto: Aloisio Mauricio)

Escrito por

Gervásio Henrique

Jornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.

wpDiscuz
Sair da versão mobile