8 detalhes para conhecer antes de comprar uma Fiat Strada
Confira os detalhes que merecem atenção antes de comprar uma Fiat Strada usada. Detalhes na estética podem indicar mau uso.
A Fiat Strada é o automóvel mais emplacado do Brasil. O modelo possui ótimos atributos que fazem dele um carro versátil para o trabalho, bem como para o lazer. No entanto, ao comprar uma Strada usada alguns detalhes devem ser notados; veja alguns deles.
Fiat Strada: o que checar ao comprar um modelo usado?
Até julho de 2022 a Fiat Strada foi responsável por emplacar 61.942 unidades, número que faz do veículo o carro mais vendido do Brasil com uma boa vantagem do segundo lugar, o Hyundai HB20, com pouco mais de 50 mil emplacamentos.
Os dados somente comprovam o sucesso de vendas da picape compacta que tem como principal atributo a versatilidade tanto focado no trabalho, quanto para o lazer.
Porém, quando a compra está ligada a um exemplar seminovo ou usado alguns detalhes devem ser verificados com mais atenção com a intenção de ter certeza de realizar um bom negócio.
A estética do modelo já diz muito sobre o nível de conservação e o cuidado que o antigo proprietário teve (ou não) com a picape. Uma dica é conferir se a Strada apresenta detalhes de mau uso no para-choque frontal.
Por contar com uma inclinação frontal, é comum encontrar unidades com arranhões, trincados ou outros defeitos.
Além da parte inferior do para-choque, a tampa da caçamba também deve ser averiguada. Por ser um modelo muito procurado para o trabalho como transporte de objetos pesados, por exemplo, o uso da caçamba é contínuo.
Por isso, ela pode ser a responsável por dedurar qual foi o real uso do veículo. Nesse caso, procure por amassados ou riscos que indiquem falta de cuidado.
Outro fator que merece cuidado é a caçamba. Nesse caso, o princípio é o mesmo dos itens destacados anteriormente. Procure por manchas, marcas e arranhões na lataria ocasionados por uso excessivo ou falta de conservação por parte do dono anterior.
De forma geral, todo o exterior do carro deve ser examinado, principalmente os modelos que contam com para-choque e para-lamas de plástico. Confira se não há manchas ou queimaduras por tempo de uso e tempo excessivo sob o sol.
O que verificar na parte mecânica
Se a estética é responsável por indicar mau uso, a mecânica do veículo dará a prova real. Dessa forma, o mais indicado é realizar um test drive cauteloso com o veículo para poder sentir como está a troca de marchas, se ela engata normalmente, se a suspensão está em dia, se há vibração do volante ou ruídos estranhos.
O mais indicado é levar o modelo a um mecânico de sua confiança para que ele possa fazer a análise minuciosa da picape e concluir se a compra lhe trará vantagens ou prejuízos.
Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.