8 cuidados na hora de vender um automóvel

Cuidados na hora de vender um automóvel. Confira 8 dicas essenciais para não ter problemas e fazer o melhor negócio ao vender o carro !!!

Alguns cuidados na hora de vender um automóvel são essenciais. Isso porque vender um carro automóvel nunca foi tarefa fácil…

Vender demanda tempo e, principalmente, atenção, para que a transação seja efetivada sem problemas futuros. Portanto, a seguir, você confere 8 cuidados na hora de vender um automóvel, evitando eventuais transtornos e fechando o melhor negócio!

 

8 cuidados antes e na hora de vender um automóvel!

 

1 – Ter um valor em mente

A primeira das 8 dicas para vender um automóvel, de acordo com a Volanty – autotech especializada na compra e venda de seminovos – é saber, antecipadamente, o quanto pedir pelo seu carro.

Neste caso, o melhor é consultar a Tabela FIPE, a fim de determinar um valor que corresponda às características do seu veículo.

Além disso, pesquisar os preços do mercado, por meio de sites de vendas também ajuda a ter um valor em mente.  E considere sempre o valor maior, para conseguir fazer o melhor negócio.

Foto: FIPE

2 – Perícia no carro: cuidados na hora de vender um automóvel

Os compradores de veículos seminovos ou usados vão querer conferir o estado do carro, antes de comprar. Assim, você deve se antecipar para comprovar que o preço proposto, realmente, vale a pena.

Então, compensa contratar serviço de empresas que fazem perícias em carros e emitem parecer sobre o veículo.

Foto: Detran RS

 

3 – Manter o carro em bom estado

Todo carro que será repassado deve estar no melhor estado possível. Dessa forma, além de revisões, mantenha sempre o automóvel limpo e apresentável.

Foto: Pexels

 

Aproveite e conheça os carros usados e seminovos que mais aumentaram em maio/2021

4 – Fazer uma revisão: cuidados na hora de vender um automóvel

Antes de colocar o carro a venda, faça uma revisão geral no veículo. Por exemplo, itens como freios, amortecedores e alinhamento em bom estado permitem você fechar o melhor negócio.

É muito melhor gastar com a revisão do que perder na hora de vender o seu automóvel.

Foto: Pexels

 

5 – Vender no momento ideal

Assim que decidir vender o carro, faça isso! Mas, se não tem certeza, é sempre melhor esperar antes de anunciar a venda e usar o mínimo possível o automóvel, até que se decida.

Isso porque a quilometragem impacta diretamente no preço da venda, conforme a Volanty explica. Por exemplo, carros com rodagem entre 10 mil km e 15 mil km são mais requisitados pelos interessados em seminovos.

Além disso, se você não decidiu, mas pensa em vender o carro, ficar circulando desnecessariamente pode resultar em avarias.

Foto: Apaixonados por carros

 

6 – Cuidados com a documentação

Sempre mantenha a documentação do carro em dia. Certifique-se de que não há multas ou débitos pendentes ou, até mesmo, restrições judiciais. Caso existam problemas com a documentação, resolva-os.

Também, apenas preencha e assine o CRV após todas as transações bancárias definidas. Além disso, jamais entregue este documento em branco para ninguém.

Não se esqueça, ainda, de incluir a data da venda e reconheça firma em um cartório. Importante também informar a venda ao Denatran – apresentando uma cópia do comprovante de transferência autenticado.

Foto: Detran PE

 

7 – Anunciar

Chegou a hora de anunciar a venda do seu carro? Então, faça um anúncio criativo, chamativo e com imagens bonitas, porém, reais. Nunca minta por meio de imagens ou nas informações do anúncio para vender o carro.

Foto: Pinterest

 

8 – Atenção com o pós-venda

Por fim, vale ressaltar que, depois de 30 dias da venda, se o novo dono não tiver realizado a transferência, você pode solicitar o bloqueio do carro por falta de transferência.

Dessa forma, você não corre o risco de receber cobranças e multas. E, para ter certeza de que a transferência foi feita, consulte o site da Secretaria da Fazenda.

Para isto, basta inserir o número do Renavam e seu CPF. Caso a transferência tiver sido feita, você não poderá acessar as informações.

Foto: Denatran

Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

wpDiscuz
Sair da versão mobile