8 cuidados na hora de vender um automóvel

Cuidados na hora de vender um automóvel. Confira 8 dicas essenciais para não ter problemas e fazer o melhor negócio ao vender o carro !!!

Alguns cuidados na hora de vender um automóvel são essenciais. Isso porque vender um carro automóvel nunca foi tarefa fácil…

Vender demanda tempo e, principalmente, atenção, para que a transação seja efetivada sem problemas futuros. Portanto, a seguir, você confere 8 cuidados na hora de vender um automóvel, evitando eventuais transtornos e fechando o melhor negócio!

 

8 cuidados antes e na hora de vender um automóvel!

 

1 – Ter um valor em mente

A primeira das 8 dicas para vender um automóvel, de acordo com a Volanty – autotech especializada na compra e venda de seminovos – é saber, antecipadamente, o quanto pedir pelo seu carro.

Neste caso, o melhor é consultar a Tabela FIPE, a fim de determinar um valor que corresponda às características do seu veículo.

Além disso, pesquisar os preços do mercado, por meio de sites de vendas também ajuda a ter um valor em mente.  E considere sempre o valor maior, para conseguir fazer o melhor negócio.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: FIPE

2 – Perícia no carro: cuidados na hora de vender um automóvel

Os compradores de veículos seminovos ou usados vão querer conferir o estado do carro, antes de comprar. Assim, você deve se antecipar para comprovar que o preço proposto, realmente, vale a pena.

Então, compensa contratar serviço de empresas que fazem perícias em carros e emitem parecer sobre o veículo.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Detran RS

 

3 – Manter o carro em bom estado

Todo carro que será repassado deve estar no melhor estado possível. Dessa forma, além de revisões, mantenha sempre o automóvel limpo e apresentável.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Pexels

 

Aproveite e conheça os carros usados e seminovos que mais aumentaram em maio/2021

4 – Fazer uma revisão: cuidados na hora de vender um automóvel

Antes de colocar o carro a venda, faça uma revisão geral no veículo. Por exemplo, itens como freios, amortecedores e alinhamento em bom estado permitem você fechar o melhor negócio.

É muito melhor gastar com a revisão do que perder na hora de vender o seu automóvel.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Pexels

 

5 – Vender no momento ideal

Assim que decidir vender o carro, faça isso! Mas, se não tem certeza, é sempre melhor esperar antes de anunciar a venda e usar o mínimo possível o automóvel, até que se decida.

Isso porque a quilometragem impacta diretamente no preço da venda, conforme a Volanty explica. Por exemplo, carros com rodagem entre 10 mil km e 15 mil km são mais requisitados pelos interessados em seminovos.

Além disso, se você não decidiu, mas pensa em vender o carro, ficar circulando desnecessariamente pode resultar em avarias.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Apaixonados por carros

 

6 – Cuidados com a documentação

Sempre mantenha a documentação do carro em dia. Certifique-se de que não há multas ou débitos pendentes ou, até mesmo, restrições judiciais. Caso existam problemas com a documentação, resolva-os.

Também, apenas preencha e assine o CRV após todas as transações bancárias definidas. Além disso, jamais entregue este documento em branco para ninguém.

Não se esqueça, ainda, de incluir a data da venda e reconheça firma em um cartório. Importante também informar a venda ao Denatran – apresentando uma cópia do comprovante de transferência autenticado.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Detran PE

 

7 – Anunciar

Chegou a hora de anunciar a venda do seu carro? Então, faça um anúncio criativo, chamativo e com imagens bonitas, porém, reais. Nunca minta por meio de imagens ou nas informações do anúncio para vender o carro.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Pinterest

 

8 – Atenção com o pós-venda

Por fim, vale ressaltar que, depois de 30 dias da venda, se o novo dono não tiver realizado a transferência, você pode solicitar o bloqueio do carro por falta de transferência.

Dessa forma, você não corre o risco de receber cobranças e multas. E, para ter certeza de que a transferência foi feita, consulte o site da Secretaria da Fazenda.

Para isto, basta inserir o número do Renavam e seu CPF. Caso a transferência tiver sido feita, você não poderá acessar as informações.

cuidados na hora de vender um automóvel

Foto: Denatran

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Erica Franco
Escrito por

Erica Franco

Jornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.

ASSISTA AGORA