7 providências para preparar o carro e viajar no feriado de Tiradentes

O feriado de Tiradentes terá movimento intenso nas rodovias brasileiras e, a julgar pelo aumento de mortes e sinistros de trânsito registrados durante os dois últimos feriados, vai exigir atenção redobrada do motorista ao viajar de carro. Veja algumas dicas.

Vai viajar de carro no feriado de Tiradentes? Veja as dicas de segurança
Veja dicas de segurança para viajar de carro no feriado ( Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Veja como viajar de carro em segurança no feriado de Tiradentes!

Durante a Operação Semana Santa, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou 681 sinistros de trânsito, sendo 92 deles graves com 58 mortos e 235 feridos.

Na comparação com o mesmo período do ano passado, ocorreram 5% mais sinistros, mas o número de mortes aumentou bem mais: 27,5%

VEJA TAMBÉM

No Carnaval, houve alta de 18% no número de mortes; de 16% no número de acidentes graves e de 6% no número de feridos. Os dados revelam que as mortes crescem em proporção maior do que o total de sinistros.

“Há um claro aumento de motoristas de perfil mais agressivo e imprudente nas estradas, e isso se manifesta em comportamentos infracionais.

Por isso, quem pretende viajar precisa estar muito atento e tomar todas as medidas de segurança para sair e retornar em paz”, afirma Alysson Coimbra, diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego.

O especialista afirma que o país vê crescer uma tendência de infrações mais graves, como excesso de velocidade e ultrapassagens em locais proibidos ao viajar de carro.

Nesse cenário, agir preventivamente é fundamental: o primeiro passo para reduzir os riscos é utilizar os equipamentos básicos de segurança, como capacete, cinto de segurança em todos os bancos e os dispositivos adequados para o transporte veicular de crianças e de pets seguindo as normas vigentes.

Proteste – viajar de carro

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o fator humano é responsável por cerca de 90% dos sinistros de trânsito.

Por isso o motorista tem que estar preparado para os desafios constantes que surgem em longas viagens.

Uma boa noite de sono antes de pegar a estrada é fundamental, assim como paradas em intervalos regulares, pois o cansaço causa problemas de atenção e de coordenação, que afetam a capacidade de tomar decisões rápidas”, afirma o médico.

O diretor da Ammetra alerta ainda que quem iniciou algum tratamento recentemente consulte seu médico para saber se o medicamento pode interferir diretamente na capacidade de conduzir de forma segura e viajar de carro, sem prejudicar a atenção e reflexos.

Vai viajar de carro no feriado de Tiradentes? Veja as dicas de segurança
Foto: Pixabay

Evite as possíveis falhas mecânicas

A manutenção do veículo é indispensável para uma viagem segura. Não pegue a estrada sem conferir itens básicos como a calibragem dos pneus e estepe; os níveis de água e óleo e os itens de segurança obrigatórios, como triângulo e macaco.

“Antes de sair verifique as luzes indicativas do painel, faróis, lanternas, setas e luz de freio estão funcionando”, completa o especialista.

Veja dicas de segurança para viajar de carro no feriado
Antes de pegar a estrada, verifique as condições mecânicas do veículo (Foto: Pixabay)

7 dicas para dirigir em segurança

1-  Utilize equipamentos de segurança, como cinto e capacete, em caso de motocicletas;

2 – Cobre o uso do cinto por todos os ocupantes do veículo, inclusive os que ocupam o banco de trás;

3 – Confira os níveis de água, óleo, calibre pneus;

4 – Confira o funcionamento das luzes de freio, ré, faróis e lanternas;

5 – Verifique os itens de segurança obrigatórios: triângulo, macaco e se o estepe está calibrado;

6 – Durma bem e só pegue a estrada se estiver descansado;

7 – Tenha reserva de água e comida para o caso de interdições de pista ou congestionamentos.

economizar combustível
(Foto: Freepik)

Vai viajar de carro com criança? Veja as regras

– Bebê conforto: crianças de até um ano de idade e até 9kg, posicionado em sentido contrário ao painel do veículo;

– Assento conversível: crianças de até um ano de idade e até 13kg posicionado no sentido contrário ao painel do veículo;

– Cadeirinha: crianças de 1 a 4 anos de idade, que tenham entre 9 e 18 kg, posicionamos de frente para o painel do veículo;

– Assento de elevação: crianças de 4 a 10 anos de idade que não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg, sempre conectado ao cinto de três pontos;

– Banco dianteiro: crianças com mais de 10 anos de idade e/ou estatura superior a 1,45, sempre com cinto de segurança.

Veja dicas de segurança para viajar de carro no feriado
Transporte de pets também tem regras (Foto: Pixabay)

Para levar o pet alguns cuidados são exigidos

  • Caixa de transporte: deve ser fixada pelo cinto de segurança do veículo no banco traseiro e precisa ser ventilada e estar de acordo com as dimensões do animal;
  • Cestinhos ou cadeirinhas: recomendadas para animais de pequeno porte que não se adaptam em viajar nas caixas de transporte. São projetadas para serem utilizadas com os animais utilizando coleiras do tipo peitoral e devem ser fixadas no encosto de cabeça do banco traseiro e retidas com o cinto de segurança do veículo;
  • Cinto de segurança: recomendado para cães de porte médio ou grande na posição central do banco traseiro, com os adaptadores presos às coleiras peitorais, e fixados no encaixe do cinto de segurança do veículo;
  • Grades de contenção: indicada para animais de grande porte e têm a função de limitar a circulação do animal dentro do carro e impedir o cão de saltar pela janela;
  • Capa protetora para banco traseiro: pode ser usada com o cinto de segurança, minimizando o risco do animal de sofrer ferimentos em desacelerações bruscas, por exemplo.
Vai viajar de carro no feriado de Tiradentes? Veja as dicas de segurança
Pexels

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar