7 dicas que vão te salvar na sua próxima viagem de carro à praia
Confira aqui ótimas dicas para cuidar do carro na viagem à praia e garantir que tudo corra perfeitamente bem!
Dicas para cuidar do carro na viagem à praia nunca são demais. Afinal, além da diversão e curtição, sabemos que muitos problemas vem junto de uma viagem desse tipo. Mas não tema, pois aqui lhe ajudaremos a deixar tudo em ordem para uma viagem perfeita!
7 dicas para cuidar do carro na viagem à praia – antes, durante e depois
1 – Tenha a revisão em dia
-
Não tem como ficar mais simples: antes de iniciar sua viagem à praia, faça uma revisão mecânica completa. Afinal, a segurança sempre está em primeiro lugar, especialmente se precisar cruzar grandes distâncias e rodovias movimentadas neste período.
-
Avalie a suspensão, pneus e óleo do motor. Realize alinhamento, balanceamento, cambagem, rodízio de pneus e troca de óleo, se necessário, em uma oficina de confiança. Isso garantirá que seu carro esteja pronto para encarar os desafios da estrada e do ambiente praiano.
2 – Atenção aos pneus
-
A manutenção dos pneus é crucial, especialmente em cidades litorâneas durante o verão. Isto porque vivemos em um país tropical, com altas temperaturas, o que pode provocar desgaste intenso.
-
Portanto, antes de pegar a estrada, verifique não apenas a pressão dos pneus, ajustando conforme as recomendações do fabricante, mas também suas condições e preparo para enfrentar o asfalto quente.
3 – Cuide do interior
-
Não é apenas o exterior que precisa de cuidados. Após um dia na praia, limpe o interior do carro, removendo areia com a ajuda de um aspirador de pó.
-
Não esqueça também de cuidar dos bancos, que podem ficar úmidos. Para isso, utilize produtos específicos para a limpeza dos estofamentos e evite problemas como odores desagradáveis e mofo.
4 – Não deixe o carro muito perto do mar por muito tempo
-
Ao estacionar, evite posicionar o carro muito próximo à orla. Isso protegerá as partes metálicas do veículo contra os efeitos intensos da maresia. A névoa úmida e salgada proveniente das ondas pode afetar diretamente o carro, acelerando o processo de corrosão.
5 – Tenha onde guardar o veículo
-
Antes de iniciar sua viagem, certifique-se de ter onde guardar o carro em um local protegido sempre que possível. Quando necessário, utilize capas simples, livres de partículas de areia, para proteger a pintura. Mas lembre-se de retirá-las frequentemente para evitar acúmulo de umidade.
-
Além disso, não é apenas a maresia que oferece riscos. Se estacionar e guardar o carro em lugar inadequado você está sujeito a acidentes, assaltos e roubos e outros riscos. Sempre pesquise bastante sobre cada local antes de visitá-lo.
Veja também: “Manutenção de carro automático Vs carro com marcha: qual a diferença?“
6 – Fique de olho no filtro do ar-condicionado
-
Durante e após a viagem, verifique regularmente a situação dos filtros do ar-condicionado. Substitua-os quando necessário, especialmente após viagens com o carro cheio e o ar condicionado no máximo, e onde há muita areia e outras partículas no ar.
-
Isso contribuirá para a qualidade do ar no interior do veículo e prolongará a vida útil do sistema de ar condicionado.
7 – Faça uma revisão elétrica no volta
-
Por fim, após retornar da sua viagem, dê atenção especial à caixa de direção, amortecedores e, principalmente, na parte elétrica do veículo.
-
Verifique as condições dos terminais da bateria, conectores elétricos e outros componentes que são sensíveis à umidade e corrosão. Isso ajudará a prevenir danos causados pela maresia e evitar problemas maiores no futuro.
Com certeza depois dessas valiosas dicas para cuidar do carro na viagem à praia você, amigos e famílias poderão curtir muito mais. Desejamos boas férias, muita diversão e que todos, inclusive o carro, voltem 100% depois desse período de descanso! Mas se ainda estiver em dúvidas sobre par aonde ir, confira alguns destinos perfeitos selecionados por nós.
Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.