7 dicas que podem evitar o roubo e furto da sua moto

O Roubo de furtos e motos é uma constante que não se pode negligenciar. Veja 7 dicas que podem evitar o roubo e furto da sua moto

Motociclistas, atenção! O roubo e furto de moto são crimes que assolam as cidades brasileiras, causando prejuízos materiais e, em casos extremos, colocando em risco a vida dos condutores. 

Mas não se desespere. Com medidas simples e eficazes, você pode blindar sua moto contra a ação de pessoas mal intencionadas e garantir sua tranquilidade. Confira essas 7 dicas para proteger o seu bem. 

Como evitar roubo e furto de motos – Foto: Freepik

Como evitar o roubo e furto de sua moto?

Confira as dicas:

1. Use uma trava de segurança

Hoje em dia há uma série de recursos para dificultar a vida dos ladrões. Uma delas é a trava de segurança, que vai evitar o furto quando você estiver distante. 

As travas de discos são as mais comuns. Produzidas de materiais resistentes como aço, ela permite prender a moto em pontos fixos, dificultando o furto. 

2. Invista em um alarme 

Um alarme sonoro pode dissuadir os ladrões, alertar pessoas ou autoridades próximas sobre a tentativa de roubo. Além do sinal sonoro, os modelos mais atuais também enviam alertas para o celular do proprietário, aumentando a segurança. 

3. Invista em um rastreador inteligente

Já faz tempo que existem rastreadores para motocicletas, permitindo localizar seu veículo com exatidão. Em caso de roubo ou furto, você pode acompanhar o paradeiro do veículo e ajudar na sua recuperação pelas autoridades. 

Alguns modelos ainda conseguem bloquear a moto e avisar a polícia automaticamente assim que houver a comunicação de roubo. 

Leia também:

Aumenta o roubo de motos em SP – Veja os bairros mais perigosos.

4. Aposte nos sensores de presença e imobilizadores

Muitas motos só funcionam com a chave original de fábrica. Se não for o caso da sua, o ideal é usar bloqueadores e imobilizadores que travam a bomba de combustível ou ainda só dão a partida com o sensor de presença. 

5. Mantenha-se vigilante ao estacionar

Evite estacionar em locais ermos. Além disso, dê preferência por locais bem iluminados, com movimento constante de pessoas e com câmeras de segurança. Se possível, opte pelos estacionamentos privados ou com vigilância 24 horas. 

Em casa, guarde sua moto em garagem fechada, com porta segura e trancada. Se não tiver garagem, use capas protetoras de boa qualidade e proteção extra como correntes, cadeado ou travas. 

6. Cuidado com o trânsito

No trânsito o cuidado deve ser redobrado. Fique atento ao seu entorno ao parar em semáforos, faixas de pedestre ou em locais com baixa visibilidade. Mantenha a moto ligada e o guidão travado nesses locais. 

Se puder, evite andar sozinho e sim em grupo para desestimular a ação dos bandidos. Em caso de abordagem, entregue o veículo sem reação para não colocar sua vida em risco. 

7. Cuidado também suas informações

Nunca deixe documentos da moto, como CRLV e carteira de habilitação à mostra. Leve apenas o que for necessário e mantenha em locais seguros. 

Além disso, tire foto de sua moto em diferentes ângulos, anote o número do chassi e placa do veículo. Em caso de roubo ou furto, essas informações serão essenciais na recuperação. 

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile