7 dicas para uma direção mais segura no trânsito

O Garagem360, em conjunto com a Bridgestone, preparou uma pequena lista com 7 dicas para uma direção mais segura no trânsito.

O mês de maio é bastante simbólico e importante no mundo automotivo. Durante o “Maio Amarelo”, lembramos a importância de se conscientizar no trânsito durante o ano inteiro. Pensando nisso, a equipe do Garagem360 e a Bridgestone, uma das maiores empresas do ramo de pneus, se uniram para fazer uma pequena lista com 7 dicas para uma direção mais segura no trânsito.

7 dicas para uma direção mais segura no trânsito

No último ano, foram licenciados mais cerca de 1,8 milhão de veículos em todo o território nacional (de acordo com dados da ANFAVEA). Por outro lado, a Confederação Nacional do Trânsito (CNT) registrou quase 65 mil acidentes em rodovias em 2020. Para evitá-los, motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres podem fazer sua parte.

1. Respeito às sinalizações e leis de trânsito

Foto: pixabay.com

Primeiramente, uma dica que parece ser meio óbvia, mas muitas pessoas não seguem. Muitos problemas podem ser evitados se você obedecer as leis de trânsito impostas pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB). Elas existem para regular o trânsito de veículos, ciclistas e pedestres, além de manter a segurança de todos. Ao desrespeitá-las, você poderá causar acidentes com vítimas fatais, além de perder o direito de dirigir e sofrer um grande prejuízo financeiro.

2. Minimizar as distrações

Em um mundo tão conectado e que as pessoas não podem deixar de se informar, é impossível ficar longe de um aparelho celular. Porém, é sempre recomendado que o condutor evite o seu uso durante o trajeto. Qualquer distração pode ser prejudicial para o motorista, para os passageiros e as pessoas que estão do lado de fora. O ideal é que você o mantenha desligado ou use a função bluetooth de seu carro.

Do mesmo modo, tire um tempo para descansar durante viagens e evite dirigir doente.

3. Cuidado com a distância

Outra dica bastante valiosa tem a ver com a distância que devemos manter do veículo à frente. Muitos acidentes são causados por conta do motorista não respeitar a distância de frenagem. O ideal é sempre deixar um espaço entre o seu automóvel e os outros veículos. Principalmente se você estiver circulando por vias com muito trânsito.

Outro detalhe importante bastante importante é prestar a atenção nos pontos cegos.

4. Respeitar os espaços reservados

Foto: pixabay.com

O trânsito é um espaço democrático. Todos tem o direito de circular pelas vias e estacionar nas vagas disponíveis na rua. Simultaneamente, todos nós temos o dever de respeitar os espaços específicos. Em mercados e shoppings, por exemplo, evite ocupar aquelas vagas reservadas para pessoas com deficiência e idosos. O mesmo deve ocorrer nas ciclofaixas, que estão cada vez mais presentes em grandes cidades.

5. Uso de equipamentos de proteção adequados

Uma dica voltada não só para motociclistas e ciclistas, mas para os motoristas também. O uso de capacete, fitas reflexivas e luzes noturnas são obrigatórios nos veículos de duas rodas. Enquanto isso, em veículos de quatro rodas (ou mais, no caso de ônibus e caminhões), é extremamente necessário a utilização de cinto de segurança. Todos eles previnem maiores problemas em casos de acidentes.

6. Uso das faixas de pedestres e passarelas

Foto: pixabay.com

Para evitar atropelamentos e outros acidentes, os pedestres devem tomar alguns cuidados na hora de atravessar a rua, como o ficar atentos à sinalização e usar as faixas de pedestres e passarelas. Além disso, cabe aos motoristas respeitar os espaço reservados para a travessia.

7. Manutenção preventiva do veículo

Foto: pixabay.com

Por fim, um tema que é bastante importante e você já viu alguns artigos aqui no Garagem360: a manutenção preventiva do veículo. Assim como cuidamos de nossa saúde pessoal, todos nós temos que prestar mais atenção em nossos veículos e seus sinais. Além das revisões a cada 10.000 km recomendadas pelas montadores, é sempre bom dar uma verificada no nível do óleo do motor (e do câmbio), na qualidade dos pneus, na bateria e em outras peças.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile