7 dicas para não ter problemas na estrada

Notícias 19 de julho de 2018 Da Redação, com assessoria 0

Antes de viajar de carro é importante analisar alguns pontos para evitar problemas na estrada. Pensando nisso, o CESVI Brasil/MAPFRE (Centro de Experimentação e Segurança Viária), preparou algumas dicas para auxiliar quem pretende utilizar seu veículo neste final de período de férias.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Segundo Emerson Feliciano, superintendente técnico do CESVI Brasil/MAPFRE, realizar a revisão básica no carro é essencial quem pretende pegar a estrada. “É essencial que todo motorista veja como está o funcionamento das luzes de sinalização, o nível de óleos, fluidos, combustível e a calibragem dos pneus. Vale lembrar que é importante ter em mãos o caminho e até rotas alternativas para chegar ao seu destino no final da viagem”, explica.

Confira abaixo mais detalhes sobre como deve ser realizada a verificação do seu veículo.

1. Luzes de sinalização

Confira o funcionamento dos faróis, lanternas, luzes de freio, luz de marcha à ré, luzes de seta e as luzes da placa. Veja se no painel do veículo todas as luzes indicadoras estão funcionando corretamente.

2. Óleos e fluidos

Verifique o nível e o prazo de troca do óleo de motor, de direção hidráulica, fluido de freio e o fluido da transmissão automática. Vale conferir também o nível do reservatório de água.

3. Mecânica e elétrica

Cheque o sistema de freio (discos e pastilhas), o conjunto de suspensão e de direção, velas, cabos, correias e teste a bateria e também o estado das correias do motor.

LEIA MAIS: Veja as placas de trânsito curiosas ao redor do mundo

HR-V, X2 e Compass: conheça os SUVs vendidos no Brasil

4. Na chuva

A fim de evitar problemas de visibilidade na estrada é importante conferir as condições das palhetas do limpador de para-brisas e também o funcionamento do desembaçador dianteiro e traseiro. Mantenha o reservatório do lavador de para-brisa com água e detergente neutro.

5. Atenção ao combustível

Evite rodar com o veículo próximo da reserva, mantenha pelo menos a metade da capacidade do tanque e, sempre que possível, abasteça para misturar o combustível novo com o antigo.

6. Pneus

Confira a pressão dos pneus e o nível de desgaste de cada um, não se esquecendo do estepe.

7. Última checagem

Veja com antecedência se está no porta-malas o triângulo de sinalização, as ferramentas de roda e o macaco.