Tags

Notícias

7 dicas para comprar carros de leilão por plataformas online e aplicativos

Créditos: Foto: houdoken on Visualhunt / CC BY-SA
18 abril, 2018
Leo Alves

As plataformas online e aplicativos de vendas de veículos ganham cada vez mais espaço no mercado, até mesmo para carros de leilão. A praticidade que oferecem aos compradores é um dos principais motivos para esse aumento na preferência. É possível até receber os documentos pelos Correios e, dependendo do serviço, não precisa nem sair de casa para buscar o carro. Ele é entregue na residência do comprador.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Apesar das facilidades, adquirir um carro por meio de leilões virtuais requer cuidados especiais. CEO da Loop Beto Costa alerta para os cuidados necessários. A empresa faz parte do grupo Estapar e conta com uma plataforma virtual especializada na venda deste tipo de veículo. Confira todas as dicas do especialista para uma compra segura.

1) Conheça a procedência

Veículos de financiadoras, bancos e frotas geralmente apresentam condições melhores e são mais fáceis de serem regularizados do que os de seguradoras e leilões judiciais.

2) Avalie as condições

É importante ler com atenção as informações sobre o veículo e veja as fotos e vídeos disponíveis. Se houver alguma dúvida, solicite mais detalhes ou verifique se é possível ver o veículo pessoalmente.

LEIA MAIS: Boletim Técnico: falando a língua dos leilões automotivos

Compra de automóveis em leilão requer muito cuidado

3) Calcule os custos e os benefícios

Os preços dos carros de leilão podem ser entre 15 e 30% menores do que da tabela Fipe e costumam ser revendidos com uma boa margem de lucro ao consumidor final pelos lojistas.  Calcule suas despesas, com todas as taxas incluídas e a sua margem de lucro, se o objetivo for revender.

4) Leia o edital com atenção

No edital estão informações importantes sobre a transferência dos documentos do veículo, venda no estado que se encontra, multas, débitos anteriores e taxas dos leiloeiros, entre outras.

5) Verifique a forma de pagamento

Em leilões, os veículos são pagos à vista. Não há financiamento. Portanto, programe-se antecipadamente para o pagamento.

6) Programe os lances

Defina previamente o valor que quer pagar pelo veículo e dê lances somente se realmente for comprá-lo. Se você desistir da compra, haverá cobrança de taxas pela desistência.

7) Informe-se sobre a retirada do veículo

Caso planeje retirar o veículo pessoalmente, procure saber se tem combustível, se a bateria funciona ou se não há problemas mecânicos ou com a documentação que impeçam a circulação. Se o veículo não for retirado na data determinada, você deverá pagar uma taxa diária pela sua permanência no pátio do leiloeiro. Alguns serviços oferecem entrega domiciliar. Neste caso, informe-se antecipadamente sobre o preço e se sua região está contemplada.

Na galeria, veja quais são os carros mais vendidos do Brasil em 2018.

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.