673 motoristas têm poucos dias para recuperar veículos em pátio do Detran com risco de irem a leilão

O Detran-SP anunciou na última semana que 673 veículos correm risco de ir a leilão em Itatiba, no Estado de São Paulo.

Confira o prazo!

Foto: Divulgação/Detran

Veículos no Detran podem ir a leilão

Dez dias. Esse foi o prazo dado a 673 motoristas de veículos apreendidos no pátio do Detran-SP em em Itatiba. 

O período vale até a próxima segunda-feira (24), já que se iniciou na sexta-feira (14) e compreende modelos autuados por infração à legislação de trânsito. 

Com os 673 veículos disponibilizados para retirada no Detran, aumentou para 5.405 o número de condutores notificados em cidades do estado paulista. 

Como faço para recuperar veículo apreendido?

Para retirar um veículo apreendido é preciso quitar todos os débitos. A prática é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito, o Contran.

Dessa forma, incidências como IPVA, multas, licenciamento, entre outros, precisam estar completamente em dia, sob pena de não reaver o bem. 

Após prazo estipulado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), os veículos apreendidos são providenciados para leilão. 

Foto: Divulgação/Detran-MT

Veículos para retirada

Para informações mais precisas sobre os veículos apreendidos, os responsáveis podem acessar o Diário Oficial do Estado (DOE) através do Detran-SP

Na plataforma é possível conferir a lista completa dos veículos disponíveis para retirada com dados como: placa, número do chassi, marca e modelo.

Além dos proprietários, agentes financeiros, arrendatários e entidades credoras também podem requisitar os bens. 

Itatiba se une à cidades com grande volume de apreensão

Nas últimas semanas, o Detran de São Paulo publicou editais de notificação para a retirada de 4.732 veículos. 

O anúncio vale para a cidade de Itatiba e outros municípios como: 

  • Botucatu

  • Itapecerica da Serra

  • Juquitiba

  • Bragança Paulista

  • Cesário Lange

  • Capela do Alto

  • Cerquilho

Processo administrativo

Uma vez recolhidos das ruas por infração de trânsito, os veículos têm a custódia do Detran, o órgão executivo de trânsito. 

Do mesmo modo, a execução dos leilões também é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito, que conta com Empresas Credenciadas de Vistorias (ECVs), preparadoras de leilão e profissionais como leiloeiros e avaliadores, além dos pátios para a realização dos leilões.

Gervásio HenriqueJornalista com maior experiência profissional no setor automotivo. Atualmente redator do Grupo Gridmidia com foco no portal Garagem360. Temas como: mobilidade, serviços e setor de caminhões estão entre as preferências.
Fechar
Sair da versão mobile