60% dos seminovos e usados vendidos em plataforma são automáticos

Levantamento realizado pela Karvi aponta tendência de crescimento das vendas de veículos seminovos e usados com transmissão automática.

Levantamento realizado pela Karvi, plataforma online de compra e venda de carros seminovos certificados, aponta que, dos quase 19.500 veículos certificados comercializados de fevereiro até o final do semestre deste ano, cerca de 60% eram equipados com transmissão automática.

“Nosso levantamento mostra claramente a preferência por veículos de transmissão automática no mercado de usados e seminovos. Os consumidores estão priorizando o conforto, principalmente em contextos urbanos, quando há trânsito e o câmbio automático facilita muito a vida dos motoristas”, explica Matías Fernández Barrios, cofundador e CEO da Karvi. 

“Até o final de 2023, estimamos que as vendas de carros automáticos na Karvi representem entre 75% e 80%”, prevê.

No Brasil, carros seminovos e usados automáticos são tendência recente

Jeep Renegade com transmissão automática é o carro mais vendido pela Karvi (Foto: Divulgação/Jeep)

De acordo com dados da consultoria S&P Global, em 2012, menos de 15% dos veículos vendidos no Brasil tinham algum tipo de câmbio automático. Os dados indicam que, a partir de 2028, a participação da transmissão automática no mercado brasileiro de carros será de 70%.

Analisando mês a mês a participação das vendas de carros automáticos na Karvi, em fevereiro, 59% dos veículos vendidos foram automáticos. Em março, esse índice se manteve estável, em 59%. Já em abril, subiu para 62%, mantendo o mesmo percentual no mês seguinte. Em junho, o percentual de carros automáticos vendidos foi de 55%. 

Com relação às buscas por carros automáticos na plataforma da Karvi, entre janeiro e junho deste ano foram mais de 25 mil pesquisas. De abril para maio, foi verificado um aumento de 44%.

“Em mercados mais desenvolvidos, os carros automáticos são predominantes há décadas. Na América Latina, apenas agora que isso está começando a mudar”, afirma Matías Fernández Barrios, cofundador e CEO da Karvi. 

“Outra questão importante é que a nova geração, mais pragmática e em busca por facilidades, enxerga no carro automático um produto mais simples para utilização. Não é tão simples assim aprender a dirigir com um carro manual – e essa é uma questão que faz bastante diferença na escolha de um veículo”, analisa Fernández.

Top 10 dos automáticos mais vendidos pela Karvi

Fiat Toro automática ficou em segundo lugar no ranking da Karvi (Foto: Divulgação/Stellantis)

Em junho, 55% das vendas foram de carros com transmissão automática, tendo o Renegade, da Jeep, como o mais vendido. Confira o Top 10 dos modelos automáticos certificados pela Karvi mais negociados: 

  1. Jeep Renegade
  2. Fiat Toro
  3. Honda HR-V
  4. Hyundai HB20
  5. Toyota Corolla
  6. Jeep Compass
  7. Honda Civic
  8. Chevrolet Tracker
  9. Nissan Kicks
  10. Hyundai Creta

“Nota-se a preferência dos compradores por veículos de maior valor agregado e modelos com mais completos, que já incluem a transmissão automática”, afirma Fernández. 

Modelo mais “popular” o Chevrolet Onix ficou em décimo primeiro na lista de carros automáticos mais vendidos, seguido de perto pelo Honda Fit e o Hyundai iX35. A lista do 20 modelos mais vendidos segue com VW Polo, Ford Ecosport, Hyundai Tucson, Chevrolet Cruze, Honda City, Toyota Yaris e VW Jetta.

“É possível notar, também, a preferência do consumidor por SUVs e sedãs”, ressalta o executivo.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile