6 sinais que indicam que é hora de fazer uma visita ao mecânico

Veja essas dicas da Motul que mostram quando é a hora de fazer uma visita ao mecânico. Entenda!

Quando fazer uma visita ao mecânico? O carro, assim como qualquer outra máquina, precisa de manutenção periódica para seu pleno funcionamento. 

Se você é daqueles que não dá muita importância para seu bem, cuidado, pois alguns sinais podem demonstrar que você precisa correr para o mecânico. 

 

Veja os sinais de que é hora de fazer uma visita ao mecânico – Foto: Freepik

 

Indícios de que é hora de fazer uma visita ao mecânico

A Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, destaca seis indícios no veículo. São eles:

1- Vazamentos: se você notar poças de óleo do motor ou outros fluidos na garagem, ou ainda óleo nas partes externas do motor, é hora de acender o alerta.

Vazamentos de óleo podem comprometer o funcionamento do veículo e se não for sanado rapidamente trazem consequências sérias. Portanto, corra para um mecânico, que fará o diagnóstico e reparo;

2 – Nível dos fluidos baixando rapidamente: mesmo sem sinais óbvios de vazamentos, se o nível de qualquer fluido essencial (arrefecimento, óleo, fluido de freio etc.) diminuir rapidamente, é hora de visitar o mecânico. 

3- Luzes no painel: luzes indicativas no painel não estão ali por nada, assim não devem ser ignoradas. Cada símbolo iluminado representa um sistema específico e sua compreensão pode ajudar a evitar contratempos mais graves;

4- Perda de potência: seu carro não é o mesmo de antes? Se a potência não é mais a mesma de antes, cuidado, pois pode significar problemas nos componentes do motor que requerem a atenção imediata de um mecânico;

5- Mau funcionamento: falhas no sistema de freios que exijam uma maior distância para a frenagem total é um sinal de mau funcionamento. Nesse caso, a visita ao mecânico deve ser feita com urgência, já que coloca em risco a sua segurança e dos demais usuários da via. 

6- Barulhos incomuns: segundo a Motul quaisquer ruídos anormais no motor, coxins, amortecedores, suspensão ou freios são indicativos claros de que uma avaliação profissional é necessária.

 

Troca de óleo e outros fluidos estão entre os cuidados básicos para se ter um veículo – Foto: Freepik

 

Precauções indispensáveis

Todos esses problemas podem ser resolvidos, mas é aquela coisa: prevenir é melhor do que remediar. 

“Os motoristas devem sempre contar com o auxílio de um mecânico de confiança para a realização das manutenções periódicas e em casos de adversidades como as citadas acima”, afirma Danilo Silva, engenheiro de Aplicações da Motul. 

“A falta de manutenção pode prejudicar o desempenho do veículo, além de limitar a potência, aumentar o consumo de combustível e intensificar emissões e ruídos. Nessa situação, a negligência pode comprometer a segurança e resultar em situações inesperadas e até acidentes”, ressalta. 

Daí a importância de manter a manutenção regular, principalmente em carros novos, cujas revisões devem ser feitas na rede autorizada para não perder a garantia de motor e câmbio. 

No mais, siga as recomendações do fabricante e opte apenas por produtos que atendam às suas determinações.

Veja também: 7 carros para viajar longas distâncias sem dor de cabeça

 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile