500e Abarth é o 1º esportivo elétrico da marca e virá ao Brasil

A Stellantis acaba de revelar o novo 500e Abarth, primeiro elétrico da marca de esportivos italiana; modelo está confirmado para o Brasil

A Stellantis acaba de revelar, na Europa, o novo 500e Abarth. Primeiro carro 100% elétrico da marca de esportivos baseados em modelos Fiat, o subcompacto ‘apimentado’ está confirmado para o Brasil. Saiba os detalhes a seguir.

Dianteira 500e Abarth esportivo elétrico

Subcompacto ganhou para-choque exclusivo e logotipo do escorpião no capô (Foto: Divulgação/Stellantis)

100% elétrico, 500e Abarth promete melhor desempenho que versão a gasolina

Se no Brasil o 500 Abarth com motor a combustão já saiu de linha há alguns anos, na Europa o modelo ainda é oferecido com motor 1.4 turbo. Com o novo 500e Abarth, a marca promete que o elétrico irá entregar melhor desempenho do que a versão movida a gasolina. 

Os principais motivos para isso, segundo a Stellantis, são a melhor distribuição de peso, o maior torque do motor elétrico e a maior distância entre eixos – uma vez que o 500 elétrico é construído a partir de uma plataforma exclusiva.

Traseira 500e Abarth esportivo elétrico

500e Abarth (Foto: Divulgação/Stellantis)

Aumento de potência para o 500e Abarth

Na mecânica, o 500e Abarth traz motor elétrico de 155 cv de potência (o equivalente a 113 kW) e 24 kgfm de torque. Para efeito de comparação, o Fiat 500e à venda no Brasil produz 118 cv (87 kW) e 22,4 kgfm. A transmissão possui caixa de engrenagens com única relação de marcha.

Apesar do ganho de 37 cv, o esportivo elétrico ainda fica atrás em potência do 500 Abarth a combustão, que é vendido na Europa em duas versões com motor 1.4 turbo: Abarth 595 (165 cv) e Abarth 695 (180 cv).

Segundo dados de fábrica, o conjunto do novo 500e Abarth é capaz de fazer o esportivo subcompacto acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos – 2 segundos a menos que o 500 elétrico “convencional”. 

Em relação à configuração Abarth 595, com motor a gasolina, o elétrico é 0,3 segundo mais rápido na mesma prova. No modelo movido a bateria, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 155 km/h – 5 km/h a mais que o Fiat 500e.

Rodas 500e Abarth esportivo elétrico

Rodas do 500e Abarth são de 18 polegadas (Foto: Divulgação/Stellantis)

Recarga de 80% da bateria em 35 minutos

A bateria de íons de lítio do 500e Abarth possui 42 kWh de capacidade, a mesma das versões regulares do 500 elétrico. A marca não oficializou a autonomia, que, pelo ganho em potência e torque, deve ser menor que os 320 km de alcance do 500e. 

De acordo com a Abarth, o esportivo elétrico traz sistema de carregamento rápido de 85 kW. Em carregadores com esta capacidade, é possível acumular o equivalente de 40 km de autonomia em 5 minutos, segundo a fabricante. Para alcançar o nível de 80% da bateria, são necessários 35 minutos de recarga.

O 500 elétrico preparado pela Abarth traz três modos de condução (Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track), que podem até mesmo limitar a potência máxima a fim de preservar a autonomia com uma carga da bateria. 

Dianteira 500e Abarth esportivo elétrico

500e Abarth (Foto: Divulgação/Stellantis)

Mudanças no visual

O primeiro carro elétrico da Abarth traz mudanças no estilo, como manda a tradição da marca. O subcompacto recebe para-choque exclusivo na dianteira, assim como saias laterais, novas rodas de 18” (pneus 205/40R18) e retrovisores na cor cinza titânio. 

O logotipo da Fiat foi substituído pelo tradicional logo do escorpião no capô, nas calotinhas centrais das rodas e no painel lateral. Na grade, tampa traseira e base das portas, o nome Abarth é destacado por extenso – como na traseira do Pulse Abarth nacional.

Do lado de dentro, o novo 500e Abarth 2023 recebe volante exclusivo com revestimento parcial em alcantara, mesmo material usado em parte do painel. Completam as mudanças os pedais esportivos, a cor escurecida do revestimento do teto e os novos bancos com detalhes em azul. 

O quadro de instrumentos é totalmente digital (com tela de 7”) e traz grafismos exclusivos no modelo esportivo, enquanto a central multimídia mantém a tela horizontal flutuante de 10,2” e espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.

Interior volante 500e Abarth esportivo elétrico

Cabine do 500e Abarth traz volante exclusivo e novos materiais de acabamento (Foto: Divulgação/Stellantis)

Elétrico com som de carro a combustão

Uma das ousadias da Stellantis com o 500e Abarth foi a criação de um sistema chamado de “gerador de som”, que promete simular o “ronco” tradicional de um motor a combustão ao acelerar o elétrico. 

A funcionalidade acompanha o desempenho do motor elétrico, reproduzindo o som de um motor a gasolina da Abarth. Segundo a marca, o sistema pode ser ativado ou desativado quando o motorista quiser, até mesmo com o carro parado (para acelerar em “ponto morto”). Como padrão, alguns sons na cabine simulam um “dedilhado de guitarra” ao ultrapassar os 20 km/h.

500e Abarth esportivo elétrico

Saias laterais e adesivos da Abarth reforçam a esportividade do elétrico (Foto: Divulgação/Stellantis)

Elétrico da Abarth está confirmado para o Brasil

O Pulse Abarth chegou este mês ao Brasil, marcando o retorno da marca do escorpião. Para 2023, a gama deverá crescer com a chegada do novo 500e Abarth e do inédito Fastback Abarth. 

Quem confirma a chegada do 500e Abarth ao Brasil é o CEO global das marcas Fiat e Abarth, Olivier Francois:

“Estamos apresentando simultaneamente o primeiro Abarth elétrico na Europa, baseado no novo 500e, e também lançando a marca no Brasil com a chegada do Pulse Abarth. Tudo isso alimentará nossa mudança de marcha para uma presença mais global: o Pulse Abarth no Brasil é a fase 1, então veremos a fase 2 quando o Novo 500e Abarth chegar a mercados além da Europa, incluindo Japão e Brasil”, afirmou o executivo no lançamento do subcompacto esportivo.

O novo 500e Abarth terá pré-venda em lote limitado na Europa e ainda não teve os preços anunciados. O esportivo será vendido nas carrocerias hatch (2 portas) e cabrio (conversível).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Gustavo de Sá
Escrito por

Gustavo de Sá

Graduado em Jornalismo e pós-graduado em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, possui 10 anos de experiência na cobertura jornalística do setor automotivo, com passagens por revistas e sites especializados em automóveis. Apaixonado por carros, é responsável por definir estratégias e garantir a ética e independência das notícias veiculadas no Garagem360.

ASSISTA AGORA