5 técnicas para economizar combustível na fila do pedágio
Está sofrendo duas vezes com o pedágio e o maior consumo de combustível na fila? Veja essas 5 técnicas para economizar combustível na fila do pedágio.
A fila do pedágio é um incômodo para muitos motoristas, principalmente quando se trata do consumo de combustível. Mas calma, pois existem técnicas para economizar combustível que podem te ajudar nesse momento.
Por isso, nós do Garagem360, preparamos este pequeno post com algumas sugestões para não gastar combustível além da conta.
Quais técnicas para economizar combustível na fila do pedágio?
Sem muita conversa, vamos às técnicas:
1. Mantenha a rotação baixa
O primeiro passo é evitar acelerar e frear bruscamente. Ah, mas eu estou em praticamente um congestionamento, não tem como. Acredite, tem como e muitos motoristas fazem isso.
O ideal é manter uma velocidade constante e se o trânsito parar de vez, você pode desligar o carro (caso não tenha a função start/ stop). Se não for possível, mantenha o motor em baixa rotação para evitar que ele trabalhe em excesso e vida que segue.
Além disso, troque a marcha de acordo com sua rotação ideal.
2. Desligue o ar condicionado
Se não estiver tão quente, abra os vidros para ajudar a manter o interior do carro com uma temperatura mais agradável, sem comprometer o consumo de combustível.
Agora se não der para aguentar, o ideal é usar o ar condicionado de forma estratégica. Pode usar no mínimo ou ligar por alguns minutos e depois desligar novamente.
3. Evite o uso de acessórios
Se não for necessário desligue os faróis auxiliares, aquecedor, entre outros equipamentos que consomem energia da bateria, pois eles podem forçar o motor a trabalhar mais e por consequência aumenta o consumo de combustível.
4. Mantenha o veículo em boas condições
Essa técnica não vai ajudar não só na fila do pedágio, como também em congestionamentos e no cotidiano, além de evitar custos desnecessários para reparos.
Portanto, não se esqueça de:
- Calibrar corretamente os pneus de acordo com a especificação do fabricante para reduzir o atrito com o solo e reduzir o consumo de combustível;
- Fazer o alinhamento e balanceamento pelo menos a cada 10 km ou quando notar alguma imperfeição na direção. Carro alinhado e balanceado exige menos esforço do motor para se mover.
- Fazer a manutenção em dia, uma vez que carro bem cuidado consome menos combustível do que um carro com algum problema mecânico.
5. Planeje sua rota e evite horários de pico
Chegar ao pedágio e ver a fila quilométrica desanima. Se puder evitar os horários de pico, beleza, você vai fugir desse “caos”.
O ideal aqui é utilizar todas ferramentas de monitoramento de trânsito, como o uso de aplicativos de trânsito para encontrar rotas alternativas.
Leia também:
800 km de congestionamento em SP – Veja como economizar combustível
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.