5 SUVs que podem sacudir o mercado brasileiro em 2026
Descubra os 5 SUVs mais aguardados para 2026 no Brasil: Jeep Avenger, Toyota Yaris Cross, Chevrolet Sonic e mais. Saiba tudo sobre motores híbridos e novas tecnologias.
Se você está planejando trocar de carro, 2026 promete ser o ano definitivo para os SUVs no Brasil. Com a chegada de novas tecnologias híbridas e o resgate de nomes icônicos, as montadoras estão preparando uma ofensiva para todos os bolsos, do modelo de entrada ao SUV médio tecnológico.
5 SUVs que podem sacudir o mercado brasileiro em 2026
Confira as 5 principais promessas que devem desembarcar (ou começar a ser produzidas) no país:
1. Jeep Avenger
O tão esperado “mini-Renegade” finalmente será uma realidade brasileira. Fabricado em Porto Real (RJ), o Jeep Avenger chegará para ser o modelo de entrada da marca.
O diferencial: Deve estrear com o motor 1.0 Turbo Flex (T200) aliado ao sistema Bio-Hybrid (híbrido-leve), entregando eficiência urbana sem perder o visual robusto característico da Jeep.
Foco: Disputar mercado com Fiat Pulse e Volkswagen Tera.

2. Toyota Yaris Cross
Após uma longa espera, o Yaris Cross deve se consolidar como o SUV compacto de referência em economia. Com entregas previstas para o início de 2026, ele será o primeiro SUV compacto híbrido flex fabricado pela Toyota no Brasil.
O diferencial: Promete um consumo imbatível na cidade, podendo chegar a quase 18 km/l na gasolina, utilizando o conjunto motor 1.5 flex mais propulsores elétricos.

3. Chevrolet Sonic
Esqueça o antigo hatch; em 2026, o nome Sonic retorna como um SUV Cupê. Produzido em Gravataí (RS), o modelo será posicionado logo abaixo do Tracker, mas com um visual muito mais arrojado e esportivo.
O diferencial: A Chevrolet aposta em um porta-malas generoso e um design inspirado no Equinox EV para atrair o público jovem que busca estilo sem pagar o preço de um SUV médio.
4. Nissan X-Trail
Depois de anos ausente, o X-Trail volta ao Brasil para brigar no topo da categoria contra Honda CR-V e Toyota RAV4. A grande estrela aqui é a tecnologia e-Power.
O diferencial: Ao contrário dos híbridos comuns, no sistema e-Power o motor a gasolina serve apenas como gerador, enquanto as rodas são movidas exclusivamente pelos motores elétricos. O resultado? O torque imediato de um carro elétrico sem a necessidade de recarga em tomada.

5. Renault Koleos
Completando a lista, o Renault Koleos deve chegar para ocupar o posto de SUV topo de linha da marca no Brasil. Em parceria com a Geely, a Renault deve trazer uma motorização híbrida de alto desempenho (E-Tech) para o modelo.
O diferencial: Foco total em luxo e espaço interno, mirando em consumidores que buscam um upgrade em relação aos SUVs compactos tradicionais.
Qual desses SUVs você mais gostaria de ver na sua garagem em 2026? O econômico Yaris Cross ou o tecnológico X-Trail? Comente sua preferência abaixo!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.