5 regras para conduzir patinete elétrico que talvez você não saiba

Conheça aqui as principais para patinete elétrico no trânsito e porque é de suma importância respeitá-las enquanto pilota o aparelho.

A eletromobilidade tem ganhado cada vez mais atenção. Juntamente, é preciso estar atento às normas que, naturalmente, englobam veículos menos tradicionais.

Assim, saber as regras para patinete elétrico no trânsito é essencial, uma vez que eles pouco a pouco se popularizam mais.

Patinetes elétricos são práticos e versáteis, ideais para as cidades (Imagem: Agência Brasil)

5 regras para patinete elétrico no trânsito

1 – A condução é apenas para maiores

  • Assim como para os demais veículos, apenas pessoas maiores de 18 anos podem conduzir os patinetes elétricos.

  • Por mais que existam patinetes elétricos para o público infanto-juvenil, estes são apenas para uso recreativo em ambiente controlado. Dessa maneira, para transporte, que envolve modelos mais potentes, ela é proibida.

2 – Proibido levar passageiros

  • Não é permitido transportar passageiros em patinetes elétricos. Mesmo que o veículo tenha espaço suficiente para outra pessoa se equilibrar ou até mesmo um banco, essa prática é proibida.

  • Isto porque a capacidade de um patinete elétrico é projetada apenas para o operador. A adição de um passageiro pode comprometer seriamente a estabilidade e segurança do veículo.

3 – Estacione em locais apropriados e indicados

  • Apesar de ainda não ter regulamento específico para patinetes elétricos, deve-se estacioná-los em local apropriado. Ou seja, que não obstrua a passagem de pedestres, ciclistas, ou outros veículos motorizados.

  • Obviamente, deve-se também respeitar as áreas de estacionamento de carros, motos e bicicletas, rampas, e as zonas para PcDs e idosos.

  • No caso dos patinetes de serviços, como o da Woosh, é necessário buscar os lugares determinados. Estes são indicados no mapa dentro do aplicativo, marcados com um “P”.

Veja também: Moto que não precisa de CNH? Entenda o que diz a lei

4 – As regras de trânsito ainda devem valer

Levar passageiros é proibido em patinetes elétricos (Imagem: Custódio Coimbra/Agência O Globo)
  • Os patinetes fazem parte de todo o sistema que é o trânsito. Assim, devem também respeitar as leis e normas vigentes. Por exemplo, é preciso ficar atento às faixas e direção do fluxo, obedecer aos sinais e placas e indicar quando irá virar, tal qual as bicicletas.

5 – Pilote apenas em plenas condições

  • Por fim, é terminantemente proibida a pilotagem de patinetes elétricos sob efeito de álcool e outras substâncias que prejudiquem a atividade. Da mesma forma, caso tenha alguma condição que também impeça a condução segura o ideal é evitar sair com o aparelho.

Precisa de autorização para andar de patinete elétrico?

  • Até meados de 2023, para pilotar patinetes elétricos não era preciso habilitação ou documentação específica. No entanto, novas regras estabeleceram a necessidade de CNH ACC ou A, com prazo até o final de 2025 para adequação por parte dos usuários.

Estas regras para patinete elétrico no trânsito são básicas, mas fazem toda a diferença. Afinal, sabemos que veículos pequenos elétricos deixam quem os pilota muito vulnerável. Logo, exigem ainda mais atenção e cuidado, a fim de garantir a segurança de todos, mas especialmente sua própria.

Escrito por

Adson Leonardo

Olá, sou Adson Leonardo, graduando em Letras - PT pela UNIMONTES, escritor, poeta, e trabalho com redação para WEB desde 2018. Nestes anos já escrevi sobre os mais diversos temas, com um carinho especial no campo das ciências, escrita criativa e jogos. No mundo dos carros e automobilismo me interesso especialmente pelas inovações e tecnologias que permeiam este setor sempre em movimento.

wpDiscuz
Sair da versão mobile