5 razões para levar um SUV para casa

Os SUVs (Sport Utility Vehicles) conquistaram o coração do brasileiro e já correspondem a quase metade dos emplacamentos. Dos mais de 1 milhão de carros vendidos no primeiro semestre do ano, 47,5% foram da categoria. Mas vale a pena? Separamos 5 razões para levar um SUV para casa.

Porque levar um SUV para casa?

A categoria é reconhecida por carros robustos, modernos e com design atraente. Vamos aos motivos para a compra:

1. Versatilidade

Os SUVs se adaptam bem tanto no trânsito urbano, quanto em viagens de longas distâncias e, dependendo do modelo, se comportam muito bem em terrenos sinuosos. 

Algumas características aumentam essa versatilidade, como altura do solo maior, porta-malas espaçoso e tração integral. 

2. A segurança dos SUVs

A posição mais alta de direção proporciona uma melhor visão da estrada aumentando a segurança. Além disso, por serem mais caros, os SUVs costumam vir equipados com vários recursos de segurança e sistemas de assistência ao motorista.

Prova disso é que mesmo os modelos mais vendidos apresentam boas notas, como o Volkswagen T-Cross, que recebeu nota 5 do Latin NCAP em suas duas avaliações: 2019 e em 2024 com testes de colisão mais rigorosos. 

Porque levar um SUV para casa? VW T-Cross, o SUV mais vendido do Brasil Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

3. Conforto e comodidade

Os SUVs oferecem mais espaço interno para os passageiros, com bancos confortáveis e  acabamento melhor em relação aos hatches, por exemplo.

O porta-malas amplo também ajuda, principalmente no transporte de muitas bagagens ou equipamentos. Alguns modelos se destacam nesse quesito, como o Fiat Fastback (516 litros), Citroën C3 Aircross (493 litros) e Hyundai Creta (422 litros). 

4. Tecnologia embarcada

O mercado cada vez mais competitivo da categoria exige das montadoras soluções modernas. Por isso é mais fácil encontrar itens como multimídias robustas, conectividade e recursos de assistência em condução em SUVs do que em outras categorias. 

5. Valor de revenda dos SUVs

Os SUVs costumam ser um bom investimento, principalmente os mais caros. Em sua maioria, a desvalorização é menor do que a média nacional (se não houver uma queda abrupta de preço dos zero km). 

Hoje há modelos como Honda HR-V com desvalorização de -,2,8%, o Volvo XC40 com 5,2% e o Toyota RAV4 com -4,7% de desvalorização em 2023. 

Honda HR-V – Foto: Divulgação

Por que não levar um SUV para casa?

Como tudo na vida é preciso ponderar entre os pontos positivos e negativos, e com os SUVS não é diferente. Vamos a alguns “contras” da categoria:

  • Consumo de combustível maior – Nem todas, mas alguns deles são bem “beberrões”, com eficiência energética baixa, como é o caso GM Equinox e o Ford Territory que fazem 9 km com gasolina na cidade. 
  • Manobrabilidade – Palavra difícil né? Manobrar um carro grande também é. Devido ao tamanho, alguns desses carros podem ser mais difíceis de manobrar ou estacionar. 
  • Custo – Não tem um carro da categoria no Brasil 0 km por menos de R$ 100 mil e os mais acessíveis nem têm esse luxo todo. Se quer acabamento premium vai ter que desembolsar mais do que isso. 

Apesar do custo mais elevado, os SUVs são uma boa escolha para quem tem família grande, quer mais espaço, mais conforto e demais vantagens que listamos. 

Leia também:

Qual SUV de 7 lugares comprar? – Veja opções

Gostou do texto? Qual é o SUV que você gostaria de ter na sua garagem? Conte-nos abaixo, nos comentários.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
Fechar
Sair da versão mobile