Tags

Notícias

Conheça os 5 níveis de automação dos veículos autônomos

Créditos: Foto: Divulgação
3 agosto, 2018
Da Redação, com assessoria

Os carros autônomos podem ser classificados em cinco categorias que variam conforme suas características. O Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança Viária) preparou um boletim técnico que explica todos os níveis de automação de acordo com a norma J3016 descrita pela SEA Internacional.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

Níveis de automação dos veículos autônomos

  • Nível 0: O motorista controla tudo no veículo pois não há recursos de automação. A maioria dos modelos no mercado é assim.
  • Nível 1: Neste nível os veículos devem ter sistema de assistência à condução, auxiliando o motorista na direção e em eventuais frenagens e acelerações.
  • Nível 2: O carro possui recursos que permitem condução semiautônoma, atuando no volante e pedais.
  • Nível 3: O veículo pode operar de forma autônoma em determinadas situações de tráfego, como em rodovias, mas o motorista deve estar atento para assumir a condução do veículo em caso de solicitação feita pelo sistema.
  • Nível 4: Os veículos deste nível também podem atuar sozinhos em diversas condições, exceto em condições climáticas e ambientes adversos. Aqui estão listados os protótipos, veículos ainda em desenvolvimento.
  • Nível 5: No nível mais avançado de automação, o carro será capaz de fazer tudo sozinho, de modo que o motorista passará a ser um mero passageiro, bastando informar para onde quer ir. Pedais e volante tornam-se desnecessários e os comandos podem ser transmitidos por voz ou pelo celular do usuário.

Carros autônomos testados ao redor do mundo

Na galeria, conheça alguns veículos autônomos testados ao redor do mundo:

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.