5 motivos que farão você pensar melhor sobre comprar um carro

O segmento de aluguel de veículos cresceu 22% desde 2022, de acordo com o último levantamento da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Foram cerca de 1,5 milhão de automóveis disponíveis para motoristas no país. 

É uma tendência de consumo. Segundo um relatório da KPMG, 25% das pessoas que compram carros atualmente devem optar por um serviço de assinatura a partir de 2025. 

5 motivos que farão você pensar melhor sobre comprar um carro - Foto: Freepik
5 motivos que farão você pensar melhor sobre comprar um carro – Foto: Freepik

 

5 motivos que farão você pensar melhor sobre comprar um carro

Para Daniel Prado, Cofundador da Turbi, existem pelo menos 5 motivos que fazem das assinaturas um bom negócio:  

1. Menos Burocracia e custos extras

Daniel explica que ao optar por um carro por uma assinatura, o motorista não tem que se preocupar com demais custos, como impostos e outras burocracias

“Quem assina um carro hoje não vai ter dor de cabeça com licenciamento, IPVA e seguro. Além disso, o serviço oferece assistência 24 horas, manutenção e carro reserva”, assegura o Cofundador da Turbi.

2. Assinar pode ser melhor que uma compra de um 0km

O aluguel pode representar uma economia em relação a compra de um carro novo. O executivo cita um estudo do BTG. A análise mostra uma redução de 40% em relação ao financiamento e 14% em relação à compra à vista. 

“Um cálculo simples dos custos de financiamento, que envolvem juros de aproximadamente 26% ao ano, somados a manutenção, seguro, impostos e outros imprevistos, indica que uma assinatura é mais vantajosa do que uma compra financiada, especialmente se o motorista destinar o valor da entrada ou do pagamento à vista do carro para um investimento em renda fixa.”, explica Daniel.

3. Não perca dinheiro com a depreciação e invista seu dinheiro

Ao fim do contrato, quem aluga um veículo só precisa devolvê-lo. Isso não quer dizer que o dinheiro gasto foi perdido. 

“Na verdade, se você investir o valor do carro, atualmente é possível obter cerca de 10% ao ano em fundos de renda fixa, como o Tesouro Direto. Compare isso com todos os custos que teria com o carro se fosse seu, incluindo a desvalorização do veículo novo logo no primeiro ano de uso, e verá que as assinaturas são mais vantajosas”, explica o executivo da Turbi. 

Ele ressalta que a revenda de um veículo é simples, mas se você aceitar a depreciação de uma concessionária, por exemplo, ou complexa, ao organizar visitas e negociar preços diretamente com os interessados no seu carro usado.

Leia também

Akuguel de carros cresce 22%, mas esbarra em desafios.

4. Zero quilômetro, personalizado e sem complicações

Um carro por assinatura atendem a demanda do usuário, que tem a opção de selecionar um 0 km com todos os opcionais, cores e até a instalação de insulfilm. 

“Com a diversidade de vantagens, o carro por assinatura se sobressai como uma opção prática e moderna para quem valoriza mais o uso do que a propriedade”, destaca Daniel.

5. Assinar pelo período que for mais conveniente

“A flexibilidade desse modelo de serviço é uma solução prática para quem precisa de um carro por um curto período, a partir de um mês. Por outro lado, os períodos mais longos de assinatura se apresentam como uma forma cada vez mais econômica e menos burocrática de ter um carro na garagem”, conclui o executivo da Turbi.

A Turbi criou uma calculadora que permite avaliar as vantagens financeiras ao assinar mais de 170 modelos entre os mais vendidos no Brasil. Acesse o site e entenda.

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar