5 motivos para comprar uma moto elétrica

Comprar uma moto elétrica pode ser uma solução com boa relação custo-benefício para os dilemas da mobilidade urbana.

Quando se trata de mobilidade urbana, levar adiante uma rotina mais consciente, que reduza os impactos ambientais, pode sair caro e, muitas vezes, representar um impeditivo à adesão a um novo estilo de vida – como é o caso de muitos modelos de carros elétricos. Comprar uma moto elétrica, porém, pode ser uma solução com boa relação custo-benefício.

A Super Soco TC Max é uma das motos elétricas disponíveis no Brasil (Foto: Divulgação)

Confira 5 motivos para comprar uma moto elétrica

Com a ajuda de Rodrigo Gomes, empresário fundador da Watts, marca dedicada à mobilidade elétrica, listamos os diferenciais que justificam a compra de uma moto elétrica.

1- Economia com combustível

Por utilizar energia elétrica como fonte de energia, a moto elétrica proporciona economia em relação aos veículos com motor alimentado por combustíveis fósseis, visto o alto preço atual da gasolina.

Segundo Gomes, uma moto elétrica consegue rodar até 75 km gastando apenas 1 real em energia. “O preço por quilometragem pode variar, conforme o valor da tarifa elétrica de cada região, mas, fazendo uma comparação com motocicletas tradicionais, é uma vantagem considerável”, aponta.

Rodrigo ressalta a economia para a frota de empresas, considerando que um entregador que percorre em média até 100 km/dia terá custo mensal que pode chegar a R$ 1 mil entre combustível, óleo, filtro e outros gastos de um modelo a combustão. “Agora, imagine a economia para grandes empresas que possuem de 50 ou até 1 mil motos. O ganho financeiro é muito expressivo”, afirma.

Moto elétrica dispensa itens como o lubrificante do motor (Foto: iStock)

2- Carregamento portátil, em tomada doméstica

Diferentemente dos carros elétricos, em que as opções para carregar o veículo ainda são limitadas e requerem uma certa infraestrutura, as motos elétricas podem ser facilmente recarregadas. 

No caso dos modelos da Watts, as baterias, além de serem portáteis, podem ser carregadas em tomadas domésticas, o que permite a recarga em qualquer lugar.

3- Baixo custo de manutenção

Tanto do ponto de vista de segurança quanto de conservação, a moto elétrica oferece vantagens em relação a um modelo tradicional. Devido a ausência de vários componentes – como cabeçotes, válvulas, sistemas de carburação e injeção, escapamento, óleo lubrificante, cambio e embreagem –, o custo da revisão é expressivamente menor se comparado a uma moto tradicional, visto que só é necessária a troca de peças de desgaste como freio e pneus.

4- Poluição, atmosférica e sonora, zero

Além da vantagem econômica, por não ter emissão zero de carbono, a moto elétrica contribui com o meio ambiente. A moto elétrica, ressalta Rodrigo Gomes, também é silenciosa, “o que proporciona mais conforto para todos”.

5- IPVA reduzido

A política de tributação de veículos quanto ao Importo sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) varia de Estado para Estado. No entanto, é fato que muitos governos estadual estabelecem incentivos e reduções significativas para a mobilidade elétrica. Em alguns Estados, as motos elétricas têm direito a descontos no IPVA, Em outros, a isenção é total.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile