5 mil unidades do Onix são esperadas, com retomada da fábrica da GM

Na última segunda-feira (16/08), dois dos carros mais populares do mercado e mais aclamados pelos especialistas voltaram a ser produzidos. Estamos falando do Onix e do Onix Plus. Os veículos da Chevrolet sofreram bastante com a falta de semicondutores.

Agora, com a volta das atividades na fábrica de Gravataí-RS, a expectativa é que 5 mil unidades sejam entregues em todo o território nacional até o fim do mês.

Onix
Foto: Divulgação/Chevrolet

5 mil unidades do Onix são esperadas em agosto

Esta é a expectativa de Tarso Zanatta. Ele é um dos vice-presidente do Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no RS (Sincodiv/Fenabrave-RS). Além disso, ele é dono de três concessionárias da montadora norte-americana no Rio Grande do Sul.

Onix
Foto: DIvulgação/Chevrolet

Em entrevista ao “Jornal do Comércio”, ele comentou que os veículos a pronta entrega já acabaram há meses. Enquanto isso, os pedidos na pré-venda são quem mantém o mercado do veículo ativo.

Outra previsão feita por Zanatta é que os clientes que fizeram a reserva do veículo poderão receber suas compras até outubro. O prazo dependerá do ritmo da produção. “Se tiver excedente de produção, a entrega pode ser antecipada”, disse ele ao jornal.

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Foto: Divulgação/Chevrolet

O dirigente da Sincodiv/Fenabrave-RS ainda que as unidades produzidas neste primeiro momento só atenderão o mercado brasileiro. Ou seja, a exportação deste veículo continuará sendo descartada pela marca. O Chevrolet Onix é vendido em outros mercados da América do Sul, como Peru e Uruguai. 

Queda de vendas

Onix
Foto: Divulgação/Chevrolet

E estamos falando de um veículo que perdeu bastante espaço no cenário nacional. A atual geração do Chevrolet Onix chegou ao mercado no ano de 2019. As mudanças realizadas no veículo deixaram ele mais moderno e com um porte maior. No ano seguinte, ele foi o carro mais emplacado do Brasil. Segundo a Fenabrave, ele teve 135.351 unidades comercializadas.

O começo de 2021 também foi promissor. Entretanto, a falta do componente atingiu em cheio a fábrica gaúcha e seu número de vendas caiu. Sem falar que a marca viu o Fiat Argo e o Hyundai HB20 (dois dos principais concorrentes do Onix) atingirem os primeiros lugares no ranking da Fenabrave.

Foto: Divulgação/Chevrolet

Hoje, tanto o Onix quanto Onix Plus estão nas posições mais baixas. No mês passado, a versão hatch teve 1.387 unidades vendidas. Já o sedã teve 707. Números baixos e que devem voltar  crescer na mesma medida que as unidades comecem a sair das fábricas.

Mercado nacional afetado

Foto: Divulgação/Chevrolet

A falta do componente atingiu em cheio o mercado automotivo brasileiro. A Chevrolet é um exemplo disso. A produção do ficou ficou paralisada desde o dia 5 de abril e só voltou no começo desta semana. Foram praticamente quatro meses fora. Do mesmo modo, a fábrica de São Caetano do Sul-SP também foi afetada.

E não foi só ela que foi atingida. O mesmo pôde ser visto na Hyundai, na Fiat, na Volkswagen e na Honda. Dados da empresa norte-americana Auto Forecast Solutions mostravam que as empresas deixariam de fabricar cerca de 220 mil automóveis até o fim de julho.

É muito provável que os números até sejam maiores, visto que mais fabricantes foram atingidas nas últimas semanas. Toyota e Renault são bons exemplos disso. Suas linhas de produção só voltarão ao normal no final de agosto.

 

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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