Na última segunda-feira (16/08), dois dos carros mais populares do mercado e mais aclamados pelos especialistas voltaram a ser produzidos. Estamos falando do Onix e do Onix Plus. Os veículos da Chevrolet sofreram bastante com a falta de semicondutores.
Agora, com a volta das atividades na fábrica de Gravataí-RS, a expectativa é que 5 mil unidades sejam entregues em todo o território nacional até o fim do mês.
5 mil unidades do Onix são esperadas em agosto
Esta é a expectativa de Tarso Zanatta. Ele é um dos vice-presidente do Sindicato Intermunicipal dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no RS (Sincodiv/Fenabrave-RS). Além disso, ele é dono de três concessionárias da montadora norte-americana no Rio Grande do Sul.
Em entrevista ao “Jornal do Comércio”, ele comentou que os veículos a pronta entrega já acabaram há meses. Enquanto isso, os pedidos na pré-venda são quem mantém o mercado do veículo ativo.
Outra previsão feita por Zanatta é que os clientes que fizeram a reserva do veículo poderão receber suas compras até outubro. O prazo dependerá do ritmo da produção. “Se tiver excedente de produção, a entrega pode ser antecipada”, disse ele ao jornal.
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O dirigente da Sincodiv/Fenabrave-RS ainda que as unidades produzidas neste primeiro momento só atenderão o mercado brasileiro. Ou seja, a exportação deste veículo continuará sendo descartada pela marca. O Chevrolet Onix é vendido em outros mercados da América do Sul, como Peru e Uruguai.
Queda de vendas
E estamos falando de um veículo que perdeu bastante espaço no cenário nacional. A atual geração do Chevrolet Onix chegou ao mercado no ano de 2019. As mudanças realizadas no veículo deixaram ele mais moderno e com um porte maior. No ano seguinte, ele foi o carro mais emplacado do Brasil. Segundo a Fenabrave, ele teve 135.351 unidades comercializadas.
O começo de 2021 também foi promissor. Entretanto, a falta do componente atingiu em cheio a fábrica gaúcha e seu número de vendas caiu. Sem falar que a marca viu o Fiat Argo e o Hyundai HB20 (dois dos principais concorrentes do Onix) atingirem os primeiros lugares no ranking da Fenabrave.
Hoje, tanto o Onix quanto Onix Plus estão nas posições mais baixas. No mês passado, a versão hatch teve 1.387 unidades vendidas. Já o sedã teve 707. Números baixos e que devem voltar crescer na mesma medida que as unidades comecem a sair das fábricas.
Mercado nacional afetado
A falta do componente atingiu em cheio o mercado automotivo brasileiro. A Chevrolet é um exemplo disso. A produção do ficou ficou paralisada desde o dia 5 de abril e só voltou no começo desta semana. Foram praticamente quatro meses fora. Do mesmo modo, a fábrica de São Caetano do Sul-SP também foi afetada.
E não foi só ela que foi atingida. O mesmo pôde ser visto na Hyundai, na Fiat, na Volkswagen e na Honda. Dados da empresa norte-americana Auto Forecast Solutions mostravam que as empresas deixariam de fabricar cerca de 220 mil automóveis até o fim de julho.
É muito provável que os números até sejam maiores, visto que mais fabricantes foram atingidas nas últimas semanas. Toyota e Renault são bons exemplos disso. Suas linhas de produção só voltarão ao normal no final de agosto.