5 inimigos do combustível do seu carro

Um dos problemas enfrentados pelos motoristas brasileiros são os preços dos combustíveis – principalmente da gasolina. Em muitos os lugares, eles já ultrapassaram a marca dos R$ 7. E em tempos assim, o jeito é economizar. Pensando nisso, o Garagem360 traz uma lista com 5 inimigos do combustível do seu carro.

Assim, conhecendo os inimigos do combustível, você pode economizar mais! Veja abaixo alguns deles!

5 inimigos do combustível do seu carro
Foto: Combustível legal

Inimigos do combustível do seu carro

1- Ar-Condicionado

combustível
1- Ar-Condicionado (Foto: Pixabay.com)

Começamos com um item que motoristas e passageiros gostam de usar, mas pode ser prejudicial. O ar-condicionado automotivo é essencial. Ainda mais quando está muito calor fora do carro. Mas saiba que seu uso pode fazer com que o carro use mais combustível. Isso se deve ao fato de seu compressor ser ligado ao motor.

A recomendação é que você saiba usar corretamente. Isso significa que quando você tiver andando pela cidade (velocidades mais baixas), o ideal que você ande com os vidros abertos. Já na estrada (velocidades menores), o contrário deve ser feito. Ou seja, andar com os vidros fechados.

2 – Falta de calibragem dos pneus

2 – Falta de calibragem dos pneus (Foto: Pixabay.com)

Você sabia que calibrar os pneus é bastante importante para um baixo consumo de combustível? O que o torna a falta de calibragem dos pneus uns dos inimigos do combustível é a questão do atrito com o chão. Ele aumenta quando os pneus estão vazios.

Isso faz com que a taxa de combustível cresça. Para evitar que isso aconteça, é recomendável parar em um posto e calibrar corretamente. O valor recomendado pode variar de acordo com o carro. Qualquer dúvida, consulte o manual do proprietário.

3- Carro pesado

3- Carro pesado (Foto: Divulgação/Renault)

A ficha técnica de cada carro traz o peso máximo permitido. E este peso pode interferir diretamente tanto no desempenho quanto no consumo. Isso porque um carro com excesso de peso exige um pouco mais de força do motor. Ou seja, vai gastar mais combustível para mover o veículo.

O mais recomendável é seguir o peso de carga útil recomendado pela fabricante. Além disso, o equilíbrio de forças também pode ser uma boa ideia.

Veja também: Tudo sobre o VW Gol 2022, um dos carros mais econômicos do Brasil!

4 – A capacidade do tanque

combustível
4 – A capacidade do tanque (Foto: Erik Mclean/Unsplash.com)

Depois do motor, o combustível é outro componente bastante importante para o funcionamento do carro. Mas você pode deixar o reservatório nem tão cheio e nem tão vazio. Especialistas dizem que no primeiro caso, existe o risco de danificar o cânister. Este item é quem filtra os gases retidos neste filtro de carvão ativado.

Mas o contrário também não é o correto. Um dos riscos que ele pode causar é o de pane seca. Ele também pode causar um aumento na taxa de perda por evaporação.

Inimigos do combustível: 5 – Vela de ignição mal cuidada

combustível
5 – Vela de ignição mal cuidada (Foto: Pixabay.com)

Por fim, uma dica que envolve um outro item bastante importante. As velas são cruciais para a queima de combustível. São elas que irão produzir a faísca necessária para o combustível explodir. Só depois disso que o motor começa a funcionar.

E é por isso que elas merecem mais atenção. Isso porque o consumo elevado de combustível é um dos sintomas de que elas estão desgastadas.

Com informações de Uol

 

Erica Franco
Erica FrancoJornalista por formação com mais de 15 anos de experiência em redação geral e automobilística. Passagens pelo caderno "Máquina e Moto" do Jornal Agora São Paulo, Folha online, Jovem Pan, Uol, Mil Milhas, Revista Consumidor Moderno, Portal No Varejo, entre outros. Atualmente dedica-se a função de editora do portal Garagem360, apurando notícias do universo automotivo e garantindo o padrão de qualidade dos conteúdos veiculados.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar