5 hatches médios com os maiores porta-malas; confira seleção

Hatches médios podem oferecer boa capacidade do bagageiro. Assim, o Garagem360 selecionou os 5 hatches médios com os maiores porta-malas!

Na hora de comprar um carro, muitas pessoas levam em consideração o tamanho do porta-malas. Afinal, muitos destes consumidores utilizam seus carros para viajar e fazer compras. E os SUVs e os sedãs levam vantagem, na maioria das vezes. No entanto, alguns hatches médios também podem oferecer uma boa capacidade do bagageiro. Pensando nisso, o Garagem360 selecionou os 5 hatches médios com os maiores porta-malas.

Carros desta categoria já fizeram bastante sucesso. No entanto, poucas opções de modelos 0km ainda podem ser encontradas. Para fazer esta lista, escolhemos apenas veículos vendidos aqui no Brasil nos últimos 5 anos. Adicionamos também carros elétricos e veículos premium .

BMW Série 1 (Foto: Divulgação/BMW)

5 hatches médios com os maiores porta-malas; confira seleção

1º – Nissan Leaf (435 litros)

Nissan Leaf (Foto: Divulgação/Nissan)

E quem lidera esta lista é um dos carros elétricos mais conhecidos do mercado. Lançado em 2019, o Nissan Leaf foi introduzido em nosso mercado já em sua segunda geração. Hoje, o carro está sendo vendido em apenas uma versão e custa a partir de R$ 293.790. Alguns pontos fazem dele uma opção a frente de seus rivais. Dentre eles, destacamos o espaço interno, as tecnologias embarcadas e o porta-malas de 435 litros.

Seu motor elétrico pode gerar uma potência máxima de 149 cv e torque máximo de 32,6 kgfm. De acordo com a marca japonesa, ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos. Já sua bateria tem capacidade para 40 kWh e pode fazer com que o carro tenha uma autonomia de 272 km.

2º – Peugeot 308 (430 litros)

Peugeot 308 (Foto: Divulgação/Peugeot)

Na segunda posição está o hatch médio que era feito por uma  montadora francesa. O Peugeot 308 foi vendido em solo brasileiro entre os anos de 2012 e 2019. Ele usava como base seu antecessor e tinha um design bastante ousado. Seus principais destaques era a distância entre-eixos de 2.608 mm e o porta-malas de 430 litros. No mercado de usados, é possível encontrar unidades em bom estado.

Um dos conjuntos mecânicos utilizados por ele era o 1.6 16V Flex. Este podia gerar uma potência de 122 cv e torque de 16,4 kgfm. No entanto, o propulsor mais famoso foi o 1.6 THP (quatro cilindros). Este podia gerar 173  cv de potência e 24,5 kgfm de torque. Com esta motorização, o carro podia acelerar de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. Ainda não há indícios que a nova geração chegue ao nosso País.

3º – Fiat Bravo (400 litros)

Fiat Bravo (Foto: Divulgação/Fiat)

Outro modelo que já saiu de linha, mas que possui um dos maiores porta-malas entre os hatches médios é o Fiat Bravo. O carro da montadora italiana foi fabricado na cidade de Betim-MG entre 2010 e 2016. Ele estava posicionado acima do Fiat Punto, outro modelo já deixou o mercado. O italiano tinha linhas esportivas e versões bem equipadas. Ele aparece nesta lista por conta de seu porta-malas de 400 litros.

Duas motorizações se destacaram ao longo dos anos. O motor 1.8 E.torQ Flex, por exemplo, podia gerar uma potência de 132 cv e torque de 18,9 kgfm. Já o modelo T-Jet costumava vir com o poderoso propulsor 1.4 Turbo Fire. Ele podia produzir uma potência de 152 cv e torque de 21,1 kgfm. Com ele, o veículo poderia atingir os 100 km/h em 8,7 segundos.

4º – BMW Série 1 (380 litros)

BMW Série 1 (Foto: Divulgação/BMW)

Um carro premium ocupa a quarta posição. A Série 1 é a porta de entrada para o mundo da BMW. O hatch teve a sua terceira geração lançada no ano de 2019. Vários aspectos foram atualizados. Hoje, ele está sendo vendido em duas versões diferentes e custa a partir de R$ 272.950. Tanto o 118i Sport GP quanto o M135i xDrive possuem um porta-malas com capacidade para 380 litros.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Cada um traz um motor diferente. O 118i Sport GP traz um motor 1.5 Turbo BMW TwinPower, que pode gerar 140 cv de potência e 220 Nm de torque. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Já o M135i xDrive está equipado com o motor 2.0l. Este motor pode produzir uma potência máxima de 306 cv e um torque máximo de 45,88 kgfm. Este carro usa uma transmissão automático de oito velocidades.

5º – Audi A3 Sportback (380 litros)

Audi A3 Sportback (Foto: Divulgação/Audi)

Por fim, um dos lançamentos mais recentes da Audi. A mais recente geração do A3 Sportback já está a venda no Brasil. Conforme você acompanhou aqui no Garagem360, o modelo recebeu várias mudanças estéticas. Sem falar que algumas dimensões foram alteradas. No entanto, o porta-malas ainda tem capacidade para 380 litros. São duas versões disponíveis: S Line Limited (R$ 229.990) e Performance Black (R$ 264.990).

Seus conjuntos mecânicos possuem pequenas diferenças. O modelo de entrada está equipado com o motor 1.4 TFSI, que tem potência de 150 cv e torque de 25,5 kgfm. Ele está acoplado ao câmbio Tiptronic de oito velocidades. Já a versão mais completa traz debaixo do capô o motor 2.0 TFSI. Ele tem uma potência máxima de 190 cv e torque máximo de 32 kgfm. E traz consigo a transmissão Steptronic de sete velocidades,.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile