5 dicas simples para economizar combustível

O Garagem360 decidiu ajudar você a diminuir as paradas nos postos de gasolina com um guia mostrando cinco dicas simples de como economizar gasolina, etanol ou diesel. (Foto: Imagem de IADE-Michoko por Pixabay)

O consumo de combustível sempre foi um assunto bastante pautado nas reuniões familiares e naquela resenha com os amigos. Afinal, sempre convivemos com aumentos sucessivos do barril de petróleo. E isso piorou com a pandemia de covid-19. Mas sabia que você pode lidar com problema? Para isso, o Garagem360 decidiu ajudar você a diminuir as paradas nos postos de gasolina com um guia mostrando 5 dicas para economizar combustível

5 dicas para economizar combustível

Claro, a forma mais óbvia de se gastar menos com carros movidos a combustão seria investir em um veículos que utilizam fontes de energia alternativas. Um exemplo disso são os carros elétricos. Porém, os valores cobrados ainda estão bem acima do budget da maioria da população brasileira, infelizmente.

Mesmo assim, você pode economizar dinheiro com algumas práticas saudáveis. Além disso, estará ajudando o meio ambiente.

1 – Ar-condicionado

Foto: Pixabay

Começamos com umas das principais dúvidas sobre consumo de combustível. Sabemos que em algumas épocas do ano, as temperaturas atingem os níveis mais altos aqui no Brasil. Aí o uso do ar-condicionado é indispensável.

Porém, em grandes cidades, onde normalmente a velocidade média não ultrapassa os 80 km/h, é recomendado não exagerar no uso do equipamento e deixar as janelas abertas. Enquanto isso, em trechos rodoviários, o ideal é que seja feito justamente o contrário por conta de questões aerodinâmicas.

2 – Mudanças de hábitos

Qual é o seu perfil de direção? Você já parou para pensar que você pode estar sendo o culpado pelo gasto excessivo de combustível? Dependendo da forma que você age no transito, o consumo pode aumentar. Freadas bruscas, circular o carro com o câmbio no ponto morto (ou nos modos P e N, no caso das transmissões automáticas) e entre outras atitudes podem ser prejudiciais.

Outra situação que pode causar o desperdício de combustível é a troca de marchas. Cada marcha possui o seu momento para ser trocada (consultar manual do proprietário).

Se você costuma fazer algumas das coisas acima, pense diferente e aproveite sua viagem em paz.

3 – Manutenção

Foto: Pixabay

Falamos aqui anteriormente sobre uma parte de aumentar o tempo de vida útil de um pneu é calibrá-los corretamente. Além de manter os ocupantes seguros e evitar dores de cabeça, isso também pode lhe render alguns centavos. De acordo com especialistas, pneus descalibrados podem elevar o consumo em até 3%.

Manter o alinhamento, balanceamento e o motor saudáveis podem também ajudar na missão.

4 – Peso do carro

Todos os carros possuem um valor específico de carga útil. Por isso, o ideal é andar com o veículo mais leve possível (em viagens. por exemplo), evitando o peso desnecessário. Essa é uma dica importante, pois quanto mais ele estiver pesado, mais combustível irá gastar.

5 – ECO Mode e sistema Start-Stop

A engenharia automotiva evoluí bastante nos últimos anos. Hoje, os automóveis estão mais seguros e confortáveis. Em alguns casos, eles já trazem sistemas que podem ser úteis para evitar as inúmeras idas ao posto.

Por exemplo: algumas montadoras como Toyota, Volvo e Renault possuem sistemas que alteram o funcionamento do motor para uma condução mais eficiente. Já o sistema Start-Stop é aquele botão no painel que você aperta e o motor desliga. O uso dele é recomendado para quem costuma passar por avenidas bastante movimentadas e com bastante semáforos.

Extra: Transporte Alternativo

Foto: Pixabay

Por fim, uma dica que está ao alcance de boa parte da população. Se você não quer gastar tanto dinheiro com gasolina ou etanol, que tal deixar o seu veículo na garagem por uns dias e se locomover de outra forma. As grandes cidades possuem sistemas de transportes bastante eficientes, como por exemplo: ônibus, metrô, trem, monotrilho, transporte via aplicativo e entre outros. Apesar da lotação nos horários de pico, eles são práticos e atendem boa parte dos bairros.

Além disso, algumas localidades apresentam trechos exclusivos para ciclistas. O uso de bicicleta faz bem para a saúde e bem para o bolso.

 

Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde abril de 2021. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
Veja mais ›
Fechar