5 dicas que vão garantir a aprovação do financiamento do seu carro novo

Como conseguir a aprovação do financiamento de carros? O número de carros financiados aumentou 45% em abril em comparação ao mesmo período de 2023, de acordo com dados da bolsa de valores brasileira B3. Entre novos e usados, foram registrados 611 mil vendas nesta modalidade.

Mas será que é fácil conseguir a aprovação e fazer parte desses números. Pedimos ajuda a Keillor Avelar, fundador e CEO da Trokey, rede especializada na compra e venda de veículos.

Como garantir a aprovação do financiamento de carro? Foto: Freepik
Como garantir a aprovação do financiamento de carro? Foto: Freepik

Como garantir a aprovação do financiamento de carro?

“A análise de crédito de um automóvel é uma quantia em dinheiro concedida pelos bancos ao consumidor que não consegue arcar com a compra à vista de um carro, desde que ele pague de volta em parcelas acrescidas de juros. Essa dinâmica pode ser realizada tanto diretamente pelo banco quanto por intermédio de uma concessionária”, diz Keillor Avelar. 

Keillor ressalta que o financiamento pode ser desafiador e sugere planejamento para os interessados. Para ele, se preparar para o que vem pela frente é a melhor forma de encarar o financiamento. 

“Antes de buscar esse caminho para garantir um carro novo, é fundamental se preparar. As instituições de crédito querem ter a segurança de que irão ver o retorno desse dinheiro, o que implica em certas burocracias. Outro ponto de atenção é a sua saúde financeira. Indo atrás de um sonho é muito fácil se perder em dívidas e acabar comprometendo seu patrimônio”, revela o CEO. 

Veja as dicas do executivo: 

1. Entenda o que você precisa

O primeiro passo é pesquisar, uma vez que nem sempre é uma boa opção comprar o primeiro carro que ver pela frente ou aquele que tem a solicitação aprovada.

“A utilização de um carro é diferente para cada pessoa. Jovens solteiros não têm as mesmas prioridades do que um casal com filhos, que precisa de um porta malas maior, por exemplo. Já para um representante comercial, que usa o bem com mais frequência, é melhor optar por uma alternativa econômica e de manutenção barata”, explica. 

2. Respeite o seu bolso

O passo seguinte é o planejamento financeiro. O comprador precisa ter condições de arcar com aquela nova dívida para que não comprometa seu estilo de vida e as demais contas. 

“O ideal é não comprometer mais do que 30% da renda líquida. Aqui, é importante lembrar também que essa aquisição envolve outras despesas como combustível, manutenção, seguro e impostos”, pontua. 

Leia também:

Como planejar a troca do carro sem recorrer ao financiamento.

Faça as contas antes de financiar seu carro novo - Foto: Freepik
Faça as contas antes de financiar seu carro novo – Foto: Freepik

3. Cuide do seu score

O score refere-se a pontuação que as instituições financeiras utilizam para classificar as pessoas que cumprem com seus compromissos financeiros. Ou seja, são pessoas com condições de arcarem com o financiamento, já que estão com as finanças em dia. 

“Se o seu score está negativo, entenda o motivo. Veja se tem contas atrasadas ou que prescreveram há mais de cinco anos porque sair do Serasa não significa que o seu nome esteja limpo. Tente pagar os boletos com antecedência. Busque melhorar”, declara Keillor. 

4. Vá a uma concessionária

Pesquisar pela internet é bom, você terá uma base de preços praticados, mas também é importante ir a uma concessionária e avaliar as melhores condições. 

“Procure uma boa loja e exponha as suas necessidades e condições. Em cima do cenário apresentado, o vendedor irá fazer uma série de simulações e conseguirá te mostrar a solução mais compatível com a sua realidade. Lembrando que quanto mais novo o carro melhor, já que neste caso se paga juros menores por conta da preferência das instituições financeiras, além de exigir menos reparos”, afirma o especialista. 

5. Corra de encrencas

Ações revisionais ou empresas que prometem melhorar o score não funcionam. Keillor alerta que não se trata de um caminho, mas sim de uma grande armadilha. 

“As empresas que fazem promessas de melhoria no seu score na realidade não agem com transparência de como irão conseguir isto, e quando conseguem, esta é feita de forma obscura, podendo envolver o seu nome em atos ilegais, e logo seu score cairá”. 

A única forma de obter crédito ou de melhorar o score é pagando as contas em dia, preferencialmente com 5 dias de antecedência. Não deixe nenhuma conta atrasar, assim sua pontuação não estará boa. 

O mesmo vale para os veículos. Fuja de ofertas tentadoras, carros com problemas sejam eles mecânicos ou burocráticos. Às vezes a dor de cabeça que vem junto não vale a pena.

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar