5 dicas que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l no carro

5 dicas que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l no carro. Veja como é possível dirigir e economizar ao mesmo tempo.

Com o preço da gasolina nas alturas, cada gota conta. Mas além das dicas óbvias, existem alguns truques que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l, dependendo do modelo. 

Como fazer o carro queimar gasolina devagar?

O próprio Inmetro destaca, com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, os modelos com maior eficiência energética, mas para fazer com que modelos como o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Polo TSI (entre os novos), VW Up!, Uno Mille, Nissan March, entre os usados cheguem a consumir 20 km/l é preciso seguir algumas práticas. São elas:

1. Cuidado com a aerodinâmica

Você já ouviu falar do motivo dos nadadores rasparem os pelos antes das competições? A resposta é aerodinâmica. Para eles, maior velocidade, para os carros também, mas com a adição do consumo menor de combustível. 

Por isso, se o seu carro tem rack no teto e você não abre mão de economia, a dica é retirá-lo, pois ele cria uma resistência ao ar, aumentando o consumo. 

Além disso, durante a direção, opte por manter os vidros fechados quando estiver em uma velocidade um pouco maior, como é o caso das rodovias. O princípio é semelhante ao da retirada do rack: melhora na aerodinâmica. 

2. Cuidado com os pneus e rodas

O primeiro passo é manter a calibragem em dias, conforme as especificações do fabricante. É só consultar o manual ou pesquisar na internet a quantidade de libras ideal e ir até o posto calibrar a cada 15 dias, pelo menos. 

Quanto às rodas, você precisa conhecer duas palavras: alinhamento e balanceamento. Os dois procedimentos devem ser feitos a cada 10 mil km, antes e depois de viagens de longos percursos. 

Veja como fazer a gasolina queimar menos - Foto: ~Freepik
Veja como fazer a gasolina queimar menos – Foto: ~Freepik

 

3. Peso extra não

Mesmo no uso cotidiano é necessário limpar o porta-malas. Remova todos os objetos desnecessários que só aumentam o peso do carro. Caso precise carregar algo no teto, opte por um bagageiro aerodinâmico. 

4. Manutenção em dia

Siga a cartilha:

  • Troque o óleo e filtros conforme recomendação do fabricante;
  • Verifique o sistema de arrefecimento, evitando o uso de água e sim o líquido específico;
  • Inspecione velas e cabos
  • Inspecione o catalisador. 

5. Pratique a condução inteligente

De nada vai adiantar os passos anteriores se você guia como se não houvesse amanhã. Começa na aceleração, que precisa ser suave, sem arrancadas bruscas. Mantenha também sempre a velocidade constante. 

A inércia também é sua amiga, por isso na descida tire o pé do acelerador, mas nada de desengatar a marcha. Além de não fazer a menor diferença, você ainda pode levar uma multa e ainda quebrar o veículo. 

Já conhecia essas dicas? Responda nos comentários!

Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!

Leia também: Nova gasolina – motos apresentam falhas com o combustível

 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA