5 dicas que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l no carro
5 dicas que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l no carro. Veja como é possível dirigir e economizar ao mesmo tempo.
Com o preço da gasolina nas alturas, cada gota conta. Mas além das dicas óbvias, existem alguns truques que poucos conhecem para queimar a gasolina devagar e fazer mais de 20 km/l, dependendo do modelo.
Como fazer o carro queimar gasolina devagar?
O próprio Inmetro destaca, com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, os modelos com maior eficiência energética, mas para fazer com que modelos como o Chevrolet Onix Plus e o Volkswagen Polo TSI (entre os novos), VW Up!, Uno Mille, Nissan March, entre os usados cheguem a consumir 20 km/l é preciso seguir algumas práticas. São elas:
1. Cuidado com a aerodinâmica
Você já ouviu falar do motivo dos nadadores rasparem os pelos antes das competições? A resposta é aerodinâmica. Para eles, maior velocidade, para os carros também, mas com a adição do consumo menor de combustível.
Por isso, se o seu carro tem rack no teto e você não abre mão de economia, a dica é retirá-lo, pois ele cria uma resistência ao ar, aumentando o consumo.
Além disso, durante a direção, opte por manter os vidros fechados quando estiver em uma velocidade um pouco maior, como é o caso das rodovias. O princípio é semelhante ao da retirada do rack: melhora na aerodinâmica.
2. Cuidado com os pneus e rodas
O primeiro passo é manter a calibragem em dias, conforme as especificações do fabricante. É só consultar o manual ou pesquisar na internet a quantidade de libras ideal e ir até o posto calibrar a cada 15 dias, pelo menos.
Quanto às rodas, você precisa conhecer duas palavras: alinhamento e balanceamento. Os dois procedimentos devem ser feitos a cada 10 mil km, antes e depois de viagens de longos percursos.
3. Peso extra não
Mesmo no uso cotidiano é necessário limpar o porta-malas. Remova todos os objetos desnecessários que só aumentam o peso do carro. Caso precise carregar algo no teto, opte por um bagageiro aerodinâmico.
4. Manutenção em dia
Siga a cartilha:
- Troque o óleo e filtros conforme recomendação do fabricante;
- Verifique o sistema de arrefecimento, evitando o uso de água e sim o líquido específico;
- Inspecione velas e cabos
- Inspecione o catalisador.
5. Pratique a condução inteligente
De nada vai adiantar os passos anteriores se você guia como se não houvesse amanhã. Começa na aceleração, que precisa ser suave, sem arrancadas bruscas. Mantenha também sempre a velocidade constante.
A inércia também é sua amiga, por isso na descida tire o pé do acelerador, mas nada de desengatar a marcha. Além de não fazer a menor diferença, você ainda pode levar uma multa e ainda quebrar o veículo.
Já conhecia essas dicas? Responda nos comentários!
Aproveite e se inscreva no nosso canal do Whatsapp e fique bem informado sobre o universo automotivo. É só clicar aqui!
Leia também: Nova gasolina – motos apresentam falhas com o combustível
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.