5 dicas para vender e comprar carro online fazendo um bom negócio

O uso de plataformas para comprar e vender carro online está cada vez mais comum. Mas é importante ficar alerta para não cair em roubada.

O uso das plataformas para comprar e vender carro online tem se tornado cada vez mais comum desde que eclodiu a pandemia de Covid-19, sobretudo pela praticidade que as soluções oferecem. Hoje, o mercado dispõe de diversas ferramentas focadas nos chamados ‘leilões online’, mas é importante estar alerta para não cair em roubada.

Não existe um estudo que endosse a hipótese de incidência de golpes, fraudes ou problemas correlacionados a esse segmento. Mas, em 2021, o Brasil totalizou mais de 88,5 bilhões de tentativas de ações fraudulentas na internet, um aumento de mais de 950% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Fortinet.  

Em se tratando do ambiente virtual, onde criminosos agem o tempo todo, é importante que o consumidor – e também o lojista – esteja ciente das negociações que pretende fazer.

Especialista dá dicas para fechar um bom negócio com segurança ao comprar e vender carro online

Plataforma online traz comodidade ao vender/comprar veículo (Foto: Divulgação/InstaCarro)

“Hoje qualquer pessoa está sujeita a cair em golpes online. E ao se tratar de compra e venda de carros, que normalmente movimentam altos valores, é ainda mais indicado optar por uma plataforma que ofereça segurança, transparência e praticidade em todo o processo de negociação e venda”, alerta Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo o Brasil.

O especialista oferece algumas dicas para que as transações ocorram da melhor forma possível.

  1. Ofertas tentadoras – Desconfie sempre de veículos anunciados por preços muito abaixo do praticado pelo mercado. Para ter uma real noção, compare e utilize como parâmetro os valores de mercado daquele veículo. Você pode consultar o valor no Guia de Preços da InstaCarro, por exemplo, que traz a média de preços praticados para aquele veículo. A tradicional Tabela File também é útil nesse caso.
  2. Negociações – Na internet qualquer golpista pode se passar por uma pessoa inocente, que deseja apenas ajudar. Mas atenção: é sempre indicado preferir realizar as negociações por lojistas que possuam CNPJ ou diretamente com o proprietário do veículo. “Uma dica é solicitar documentos que comprovem a ligação do negociante com o veículo anunciado”, recomenda Cafici.
  3. Golpe do sinal – Nenhuma negociação deve ser feita sem comprovações reais de que a transação a ser realizada é totalmente segura. Além disso, o comprador deve evitar pagar um sinal para garantir a compra do veículo – como ocorre com o golpe do carro fantasma, por exemplo. Outra prática muito comum por criminosos é prometer ao consumidor que possui relação com o fabricante do veículo, mas que para entregá-lo é necessário receber uma parte do valor total.
  4. Escolha da plataforma – As pessoas que buscam comprar ou vender carro pela internet desejam maior praticidade e rapidez. Para isso, existem as chamadas lojas virtuais, empresas que fazem essa intermediação entre interessados em vender veículos com lojistas. É importante, contudo, sempre procurar por lojas virtuais que sejam transparentes, seguras e práticas. Pesquise na internet a reputação da empresa, em sites especializados em defesa do consumidor.

(Foto: Freepik)

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile