5 dicas para escolher o melhor carro seminovo para você ainda em 2024
Confira 5 dicas para escolher o melhor carro seminovo e garantir um bom investimento!
Levar um carro 0 km para casa está mais difícil do que nunca, afinal, os preços estão cada vez mais altos. É por isso que muita gente opta por comprar um carro seminovo.
No entanto, na hora da decisão final, a maior dúvida é justamente como escolher o melhor carro seminovo para levar para casa, visto que é preciso considerar alguns pontos para não tomar qualquer tipo de prejuízo.
Pensando nisso, o Garagem360 traz 5 dicas essenciais para ajudar na compra de um seminovo. Acompanhe!
Vale a pena comprar um carro seminovo?
Sem muitas delongas, a resposta é sim. Bem, é claro que a decisão final pode variar de acordo com o que você busca, mas, se formos levar em conta a comparação de custo-benefício, os de segunda mão são sim uma boa opção.
Isso porque, atualmente, para levar um carro 0 km para casa é preciso desembolsar, pelo menos, R$ 70 mil, e olha que estamos falando dos veículos mais simples possíveis, aqueles de entrada.
Por outro lado, por esse mesmo valor, é possível comprar um seminovo muito mais bem equipado e com especificações atrativas. Entretanto, é necessário considerar alguns pontos antes da escolha final para não levar prejuízo.
Com isso em mente, Artur Oliveira, Diretor de Vendas de Seminovos da Turbi, traz 5 dicas essenciais para comprar o melhor seminovo possível, e assim, garantir a compra ideal.
Se informe melhor: BYD lança programa de Recompra Garantida no Brasil; veja quanto a marca pagará no seu seminovo
Quais as melhores dicas para comprar um carro seminovo?
1 – Selecione o modelo com basenas suas necessidades pessoais
Artur Oliveira enfatiza que a escolha do modelo adequado é indispensável para não se arrepender. Para isso, é essencial refletir sobre o propósito principal do carro, seja para uso diário urbano ou como veículo secundário para longas distâncias.
É necessário levar em conta pontos como o número de passageiros, o espaço interno, o porta-malas e afins.
É indispensável entender que o preço de um veículo pode ser influenciado por fatores como quilometragem, acessórios e o estado geral que o carro se encontra.
Dessa forma, Artur recomenda avaliar várias unidades do modelo desejado para estabelecer uma comparação de preços, alertando para evitar ofertas que pareçam extremamente baixas, o que pode indicar problemas ocultos ou até mesmo golpes.
3- Verifique o histórico e faça um test-drive
Conforme apontado por Artur, conhecer o histórico completo do veículo é fundamental antes de optar por ele, afinal, isso pode prevenir futuros problemas.
Dessa forma, ele sugere exigir todos os comprovantes de serviço e realizar um teste de direção para assegurar o funcionamento adequado de todos os sistemas.
Artur ainda destaca a importância de inspecionar toda a documentação relevante, como o Registro, Licenciamento e IPVA, além do Laudo Cautelar para evitar qualquer surpresa.
Nesse caso, é essencial verificar a existência de multas ou irregularidades ocultas, como alterações nos números de chassi e motor.
5- Explore outras lojas e opções
Por fim, explorar diferentes estabelecimentos, seja em lojas particulares, concessionárias ou aplicativos, é uma etapa importante para encontrar o carro ideal, principalmente considerando a Tabela Fipe do veículo.
Aproveite e veja também: O que você precisa saber antes de comprar o Chevrolet Onix 2019: pontos fortes e fracos
↓ O que você achou das dicas? Comente abaixo e deixe a sua opinião!