5 dicas para aumentar a vida útil de um carro com motor diesel
Você sabe como fazer a manutenção de carros movidos a diesel? Veja aqui 5 dicas para aumentar a vida útil de um caro com motor diesel.
Em países da Europa e da Ásia, boa parte dos automóveis de passeio possuem motores que se alimentam com diesel. Por aqui, diversos utilitários esportivos (Ex: Chevrolet Trailblazer) e picapes (Ex: VW Amarok) fazem o uso deste tipo de combustível derivado do petróleo. Sem falar de vans e caminhões. Mas você sabe como fazer a manutenção de carros assim? Pensando nisso, separamos 5 dicas para aumentar a vida útil de um carro com motor diesel
5 dicas para aumentar a vida útil carro com motor diesel
5 dicas para aumentar a vida útil de um carro com motor diesel / 1 – Filtro Separador
Começamos este nosso guia com uma dica que envolve um componente bastante importante. Você saberia dizer qual é a função do filtro separador? Presente em veículos diesel, ele serve justamente para separar o óleo diesel e a água. Sem falar que tem o importante objetivo de não causar contaminações. E ele evita uma série de problemas.
Dentre eles, podemos destacar o desgaste da bomba de combustível, a perda de potência do motor, problemas nos bicos injetores e entre outros. O consumo também pode aumentar. Diversas fabricantes recomendam a troca deste componente a cada 25 mil km.
2 – Cuidado com a marcha lenta
Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!
Alguns hábitos também devem ser mudados para que o seu carro movido a diesel tenha uma vida útil maior. Dirigir com a marcha lenta é uma delas. Muitos motoristas acabam fazendo isso frequentemente. No entanto, não sabem osn riscos que esta ação pode trazer. Uma delas é que o consumo pode aumentar. E isso contribui para a poluição aumentar. Usar o carro nestas condições pode prejudicar o motor também. Ou seja, o prejuizo pode ser grande.
3 – Diesel adulterado
Existem vários problemas que causam a perda de desempenho do veículo. O uso de diesel adulterado é deles, visto que este tipo de “combustível” possui alguma substância que não faz parte da composição original do combustível (no caso, do diesel). E para evitar que problemas assim você deve tomar bastante cuidado. Muitos postos acabam vendendo combsutível adulterado sem a pessoa saber.
Existem duas soluções para este caso. A primeira consiste em abastecer sempre naquele posto em que você confia. Já a segunda é pedir para o frentista fazer o teste para atestar a qualidade do combustível. Você pode ler mais sobre o assunto neste texto.
4 – Troca de óleo e do filtro de óleo
Outro item importante em nossa lista das 5 dicas para aumentar a vida útil de um caro com motor diesel é a troca de óleo. Isso porque ele é importante para manter os componentes lubrificados. Sem falar que isso reduz o atrito e evita que as peças desgastem rapidmente. No caso, a troca deve ser feita de acordo com o tempo determinado pela fabricante.
Você precisará trocar o filtro do óleo também. Ele tem a função de não deixar que as impurezas dor circulem na região do motor. Especialistas dizem que, em veículos movidos a diesel, a substituição deste componente deve ocorrer a cada 5 mil quilômetros.
5 – Revisão
Por fim, um item bastante importante. Assim como em outros casos, manter as revisões do veículo bastante importante. Isso porque o serviço serve para verificar a saúde de certos componentes. Caso seja necessário, os mecânicos especializados irão fazer reparos. Isso pode ser importante para evitar prejuizos mais graves.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.