5 dicas eficazes para economizar combustível do seu carro em até 35%

Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível
Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível (Foto: Pixabay)

A pressão dos pneus e a forma de condução do veículo são fatores essenciais para garantir a economia de combustível do veículo. Dessa forma, veja 5 dicas eficazes para economizar combustível. Veja os detalhes!

Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível
Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível (Foto: Pixabay)

Gasolina em alta: veja 5 dicas eficazes para economizar combustível

Segundo os dados do IBGE, entre os meses de janeiro e dezembro de 2021, o combustível ficou cerca de 45% mais caro no Brasil. E claro, que o aumento de preço impactou a vida do brasileiro. Dessa forma, conferir dicas para economizar combustível é essencial para que os gastos tenham um impacto menor.

Para método de comparação, o estilo de condução, bem como as condições do veículo podem influenciar e muito na hora de economizar combustível. Através de um estudo de consultoria automotiva, a economia pode chegar a 35%, de acordo com as práticas de dirigibilidade e manutenção do carro.

VEJA TAMBÉM

Dito isso, confira 5 dicas eficazes para te ajudar a economizar combustível no cotidiano:

1 – Verifique a pressão dos pneus

A primeira dica diz respeito ao pneus, afinal, quando os mesmos não estão devidamente calibrados, eles exigem mais esforço do carro, o que consequentemente, gera um gasto de combustível desnecessário. Dessa forma, o aconselhável, é conferir a calibragem com determinada frequência, como a cada 15 dias, por exemplo.

2 – Evite o ponto morto

Ainda hoje, muitos motoristas acreditam que descer ladeiras na “banguela”, como o ponto morto é popularmente chamado, ajuda a economizar combustível. Isso caiu por terra há anos, desde que os carburadores entraram em extinção. Apesar de gastar pouco em relação ao consumo total, o gasto existe e pode ser facilmente evitado.

“Em um congestionamento em que você sabe que ficará por mais de dois minutos, por exemplo, já vale a pena desligar o motor, pois o gasto ao ligá-lo novamente será menor”, explica o CEO da Volanty, autotech especializada na compra e venda de seminovos, Maurício Feldman.

Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível
Combustível ficou 45% mais caro no último ano (Foto: Pixabay)

3 – Evite altas velocidades

Sabemos que o consumo varia de acordo com o modelo do carro, mas, no geral, o gasto de combustível aumenta significativamente a partir de altas velocidades. A 110 km/h, por exemplo, o veículo consome cerca de 25% a mais do que 90 km/h.

Leia também: Tudo sobre o Fiat Mobi, Ficha Técnica, Preços e Mais!

4 – Certifique que está carregando somente o necessário

O excesso de peso dentro do veículo também é um fator que contribui para um maior gasto de combustível. Por isso, experimente desapegar de coisas que não são realmente necessárias para determinadas viagens, mas nada de retirar estepe, extintor ou macaco!

“Evite esquentar o motor, pois tirando localizações muito frias, isso não é necessário. Cantar pneus, arrancadas e freadas muito abruptas também devem ser banidas da rotina dos econômicos. Isoladamente podem parecer medidas irrisórias, mas no final do mês a diferença é notável”, ressalta Feldman.

5 – Use o ar-condicionado de forma inteligente

Nas cidades, geralmente, os carros trafegam em velocidade mais baixa, então, se possível, desligue o ar condicionado e circule de janelas abertas. Já nas estradas, o uso do ar-condicionado é fortemente recomendado, pois o vento que entra pela janela causa resistência na movimentação, exigindo mais do motor, aumentando o gasto de combustível.
Confira 5 dicas eficazes para economizar combustível
Boas práticas garantem a economia de combustível (Foto: Pixabay)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar