5 cuidados exagerados que podem prejudicar seu carro

Os cuidados com o carro são necessários para prolongar a vida útil de todos os sistemas e partes do veículo. No entanto, alguns excessos podem fazer o sistema reverso, e acabar prejudicando o modelo. Dessa forma, confira alguns cuidados exagerados com o carro que possuem efeito reverso.

Conheça os cuidados excessivos que podem prejudicar o carro
Conheça os cuidados excessivos que podem prejudicar o carro (Foto: Pixabay)

Cuidados excessivos que prejudicam o veículo

Até parece irônico, mas é real. Determinados cuidados exagerados com o carro podem prejudicar mais do que auxiliar algum sistema ou componente do modelo. É preciso entender que tudo deve ser feito com atenção aos detalhes para que problemas futuros sejam evitados. As dicas a seguir explicam ações desde o abastecimento do carro, até o polimento da carroceria!

Encher o tanque até a “boca”

Em reportagens anteriores, o Garagem360 já explicou os riscos de rodas com o veículo constantemente na reserva. A ação prejudica tanto o rendimento do combustível, bem como interfere na manutenção do sistema mecânico.

VEJA TAMBÉM

No entanto, a ação inversa de abastecer até quase transbordar o combustível também não é recomendado. Segundo o explica o mentor em energia a combustão da SAE Brasil, Everton Lopes, a ação de encher o tanque até o bocal danifica o cânister. Trata-se do filtro com carvão ativado responsável por reter os gases derivados da evaporação do combustível.

Nesse caso, o recomendado é parar na hora que o gatilho da bomba de combustível pare automaticamente.

Aditivos no óleo e combustível

Ainda no tópico dos serviços realizados nos postos de combustíveis, está o problema dos aditivos no óleo do motor ou no combustível com a intenção de realizar a limpeza e melhorar o consumo e desempenho.

No entanto, segundo o conselheiro da SAE Brasil, Francisco Satkunas, o serviço por vezes é desnecessário, além disso, em alguns casos, pode até prejudicar o veículo. Francisco explica que para quem deseja evitar o acumulo de impurezas, o indicado é usar combustíveis aditivados.

Conheça os cuidados excessivos que podem prejudicar o carro
Aditivos no óleo e no combustível não são recomendados (Foto: Freepik)

Descarbonização do motor

Outro serviço ofertado no mercado com o intuído de melhorar a performance do veículo é a descarbonização do motor. O processo de limpeza química na parte interna do motor utiliza alguns componentes que são adicionados direto no tanque de combustível ou no cárter.

Essa limpeza prevê remover a carbonização derivada da queima de combustível. No entanto, segundo Lopes, a prática pode prejudicar, mais do que ajudar, principalmente quando se trata de veículos com a quilometragem bem alta.

De acordo com o especialista, o processo pode prejudicar alguns componentes, como as bronzinas, anéis e camisa do pistão.

“Quando você realiza um procedimento como esse, a carbonização e outros resíduos que se desprendem das válvulas de admissão e escape e dos pistões costumam contaminar o óleo. Especialmente o carvão traz partículas sólidas que, se ingressarem no circuito de lubrificação, causam riscos, trazendo a possibilidade até de o propulsor engripar e parar de funcionar” finaliza Lopes.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Polimento do veículo

No quesito estético, o excesso de polimento da carroceria do veículo pode ser um vilão. Isso acontece porque, a cada momento que o processo do serviço é realizado, a camada protetora de verniz da lataria diminui. De acordo com Antônio Carlos Cosimato, da Deep Cleaning, empresa especializada em estética de carros, determinados modelos não aguentam mais que três polimentos em toda a vida útil, por exemplo.

Conheça os cuidados excessivos que podem prejudicar o carro
O excesso de polimento danifica a camada protetora de verniz (Foto: Freepik)

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar