Esses 5 cuidados podem evitar problemas com o carro em dias muito quentes

O calor não está pra brincadeira, e deve ficar ainda mais intenso a cada ano. Por isso aqui vão 5 cuidados com o carro em dias quentes dadas por um especialista no assunto. Assim poderá cuidar melhor do seu veículo e mantê-lo em perfeito estado por mais tempo.

Ar-condicionado é estrela nessa época, mas outras partes precisam de atenção
Ar-condicionado é estrela nessa época, mas outras partes precisam de atenção (Imagem: Freepik)

5 cuidados com o carro em dias quentes que não podem ser ignorados

Os dias quentes podem ser implacáveis para o seu carro, afetando não apenas o conforto, mas também a durabilidade e o desempenho do veículo.

Portanto, para garantir que seu automóvel continue rodando suavemente leia estas 5 dicas essenciais para proteger o seu veículo do calor escaldante. Quem nos passa é Tiago Reichert, Diretor de Merchandising da AutoZone Brasil.

VEJA TAMBÉM

1 – Cuidados com o ar-condicionado

  • O ar-condicionado é um aliado valioso durante os dias quentes, proporcionando conforto e segurança. No entanto, é crucial mantê-lo em ótimo estado de funcionamento.
  • Isso inclui a troca do filtro a cada seis meses, para garantir a qualidade do ar, e a verificação regular de obstruções nos dutos. Um ar-condicionado eficiente não apenas torna a viagem mais agradável, mas também ajuda a manter o motor fresco e o ar de qualidade.

2 – Verifique os filtros do motor

  • O motor é o coração do seu carro, e em dias quentes, ele pode aquecer significativamente. Assim sendo, verifique os filtros regularmente para garantir um fluxo de ar adequado e mantenha um olho no nível do líquido do radiador.
  • Em caso de alertas de superaquecimento do motor, não hesite em parar o veículo imediatamente para evitar danos graves.

3 – Fique de olho nas borrachas das portas

  • As borrachas das portas e vidros podem ser afetadas pela exposição ao Sol. Assim, mantê-las limpas e hidratadas é fundamental para evitar rachaduras e danos.
  • Para isso use produtos específicos, que estão disponíveis para ajudar a manter a flexibilidade das borrachas, prolongando sua vida útil e evitando infiltrações de água.

4 – Acerte a calibragem dos pneus

  • Em dias quentes, a pressão dos pneus pode aumentar devido à expansão do ar interno. Portanto, é importante calibrá-los pela manhã, quando estão frios, para garantir a pressão ideal.

5 – Invista em produtos que protegem a pintura

  • Por fim, a exposição prolongada ao sol pode desgastar a pintura da carroceria do seu carro. Para evitar danos causados pelos raios solares, é aconselhável investir em produtos de qualidade que protegem a pintura. 
  • Por exemplo, uma camada de cera de alta qualidade pode criar uma barreira eficaz contra os efeitos prejudiciais dessa luz e calor. Nestes casos, recomenda-se aplicar cera pelo menos uma vez por mês para manter a pintura bonita, brilhante e protegida.

Pronto, agora basta colocar em prática esses 5 cuidados com o carro em dias quentes e garantir o bem-estar de sua máquina. Junte isso às manutenções regulares e poderá contar com ele por muito tempo!

Adson Leonardo
Adson LeonardoAdson Leonardo é redator desde 2018, escrevendo para blogs empresariais e temáticos, mídias sociais e perfis pessoais de executivos. Além disso, é escritor, poeta e apaixonado por ciência. Aliando suas habilidades narrativas com o olhar afiado para dados, seu foco é criar textos sólidos, que engajam, educam e guiam o leitor pelo tema abordado.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar