5 coisas que você PRECISA saber antes de comprar um veículo elétrico

Se você ainda está inseguro em relação a aquisição de um veículo elétrico, confira, a seguir, alguns pontos que você deve levar em consideração para tomar uma decisão mais assertiva. Acompanhe!

O que avaliar ao comprar um veículo elétrico? 

1- Defina um orçamento 

Em primeiro lugar, defina o seu orçamento. Afinal, não adianta nada ter um veículo elétrico se ele pode te deixar apertado com o planejamento financeiro, não é mesmo? 

Ter esse cuidado é importante porque esse tipo de carro costuma ser mais caro que os modelos a combustão. Prova disso é o Renault Kwid E-Tech, que é o veículo elétrico mais barato da sua categoria. Em julho de 2024, ele custa R$ 99.990.

Quer saber mais detalhes sobre esse modelo? Então, dê o play no vídeo abaixo e confira um teste completo sobre o veículo da Renault:

Leia também:

2- Avalie o veículo com calma 

Embora o Renault Kwid E-Tech seja o veículo elétrico mais em conta, isso não quer dizer que ele possa agradar a todos. Isso porque, ele é um carro compacto e com menos itens de série.

Se ainda sim, você pretende entrar no mercado de elétricos, considere adquirir um veículo usado, que pode ser mais econômico. Para isso, acesse a Tabela Fipe e faça uma pesquisa para entender melhor como está o cenário atual do setor. 

3- Leve em consideração a sua rotina 

Infelizmente, o Brasil, assim como outros países, não tem uma estrutura adequada para os veículos elétricos. E, caso você esqueça de carregá-lo em sua residência, ele pode te deixar na mão no dia seguinte.

“Como assim? Explicamos! Se é um ponto de recarga for rápido, você pode ficar várias horas na fila. Se é um ponto de recarga lento, você ficará horas carregando. 

Logo, haja paciência, sobretudo se você tem um compromisso marcado ou se trabalha como motorista de aplicativo, uma vez que cada minuto é importante. 

4- Considere a região onde você mora 

Esse ponto também não pode ser ignorado porque a estrutura para a esse tipo de veículo ainda não está adequada para todas as regiões. Já se você reside no sudeste, sobretudo em São Paulo, poderá ter uma experiência mais interessante. 

A Volvo, por exemplo, conta com 50 eletropostos espalhados pelo Brasil. Só no Sudeste são 23. No Sul, a montadora conta com 7, assim como no centro-oeste. No nordeste, são 13 postos, porém, a maior concentração fica na Bahia com 7 unidades. 

Entretanto, a ideia da marca é expandir a quantidade de postos de carregamento. A meta é atingir 100 unidades. 

“Investir em eletropostos é investir em um futuro melhor para o nosso país. O plano de eletrificação da Volvo favorece muito mais do que apenas o consumidor de carro elétrico, que agora ganha mais autonomia e praticidade para realizar viagens interestaduais. Já é possível percorrer longos trajetos com os carros da Volvo, como, por exemplo, de Torres (RS) a Búzios (RJ), por meio da rota Floripa-Rio Bonito. Ao final do projeto, teremos um investimento total de cerca de R$ 70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos”, explica Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.

5- Avalie os seus hobbies

Por fim, é importante entender como é o seu estilo de vida. Se você gosta de pegar estradas aos finais de semana, talvez, o veículo totalmente elétrico não seja uma boa opção. 

Isso porque, uma viagem sem problemas depende de um bom planejamento de rota e da quantidade de postos de carregamento disponíveis em seu trajeto. 

Uma possibilidade é optar por um modelo híbrido. O BYD King, por exemplo, oferece uma autonomia de aproximadamente 1.200 quilômetros.

Para se ter uma ideia, com essa medida, você conseguiria chegar em diversos destinos com apenas uma carrega, entre eles:

  • Brasília;

  • Goiânia;

  • Balneário Camboriú;

  • Belo Horizonte; 

  • Curitiba.

Dessa forma, o seu investimento poderia ter um custo-benefício mais interessante. 

O Garagem360 continua acompanhando as últimas notícias automotivas sobre veículos elétricos. Por isso, continue conosco para não perder nenhum detalhe. 

Leia também: Conversa com o advogado: veículo elétrico importado tem GARANTIA?

Fechar
Sair da versão mobile