5 carros que são ótimos com câmbio manual, mas na versão automática perturbam
Está pensando em comprar um carro automático, mas quer fugir de problema? Veja 5 carros que são ótimos com câmbio manual, mas na versão automática perturbam
Você já deve ter ouvido falar em alguns carros que não valem a pena comprar por causa do câmbio automático. Acontece que esses mesmos modelos também são equipados com câmbio manual ou você pode pedir ao mecânico substituí-lo por manual.
Nós do Garagem360 separamos 5 carros que exemplificam essa situação. Modelos que em suas versões automáticas são problemáticas, mas as manuais não dão dor de cabeça.
5 carros que são ótimos com câmbio manual, mas na versão automática perturbam
1. Citroën C4 Pallas (câmbio AL4)
O Citroën C4 Pallas, principalmente o sedan, é um carro confortável, espaçoso, com bom desempenho e tecnologia embarcada à frente do seu tempo.
No entanto, a história muda quando o câmbio AL4. É uma transmissão de 4 velocidades, conhecida por sua lentidão, e indecisão, compromete a dirigibilidade. As trocas de marchas são demoradas e, se der problema, pode preparar o bolso.
2. Volkswagen Golf (câmbio DSG DQ200)
O Golf é um ícone entre os hatches isso ninguém duvida, mas tem uma série que dá dor de cabeça aos proprietários, a MK7 equipada com o câmbio DSG DQ200.
Apesar de ser uma transmissão de dupla embreagem, conhecida por sua rapidez e eficiência, a D200 sofre com problemas de superaquecimento, ruídos e trepidações. É tanta coisa que é melhor investir de R$ 3 a R$ 8 mil e trocar por um câmbio manual.
3. Volkswagen Polo (câmbio i-Motion)
O Volkswagen Polo é outro modelo que agrada aos entusiastas. Na maioria de suas versões ele sempre foi sinônimo de bom desempenho e custo-benefício, exceto uma: o câmbio automatizado i-motion de 2008. É uma pequena mancha na reputação inabalável do modelo, na época oferecido nas versões sedan e hatch.
A transmissão automatizada i-motion de embreagem simples, apesar de prometer conforto e praticidade, entrega trocas lendas, bruscas e desconfortáveis. O resultado é um carro menos divertido e prazeroso de guiar e se der problema, prepare o bolso.
Agora, a versão manual de 5 marchas, equipada com motor 1.6 de 103 cavalos e 14,48 kgfm de torque ainda rodam por aí.
4. Renault Logan (caixa Easy-R)
O Logan é um tanque de guerra, um sedan conhecido por sua praticidade, espaço interno, economia de combustível e bom custo-benefício. No entanto, a versão equipada com o câmbio Easy-R (automatizado) deixa a desejar.
É a mesma transmissão que equipa alguns modelos da família Sandero, também problemática lá. Promete agilidade, mas a realidade é lentidão nas trocas, trancos e desconforto.
Além disso, é menos eficiente que as versões manuais em termos de consumo, o que pode ser mais um problema.
5. Ford EcoSport (câmbio Powershift)
Esse aqui é o câmbio que fez o “filho chorar e a mãe não ver”. O EcoSport é um SUV que não perdia em nada para seus concorrentes diretos. Muito pelo contrário, até vencia em alguns pontos.
Entretanto, o famoso (mas não amado) câmbio Powershift automatizado de dupla embreagem é um ponto negativo. Esse câmbio foi motivo de recall em 2016, mudanças na política de garantia da Ford e muita dor de cabeça dos proprietários do EcoSport, mas também do Focus e Fiesta, além dos Caoa Chery Tiggo 5x e Tiggo 7.
No cotidiano eram trepidações, ruídos, vazamento, perda de rendimento, consumo de combustível, além de muito custo. Hoje, para trocar por câmbio manual, o dono da EcoSport gasta até R$ 10 mil.
Tenho um desses carros e agora?
Calma, não precisa entrar em pânico. Se você já tem um veículo com um dos câmbios citados e nunca deu problema é sinal que as revisões, manutenções, trocas de óleo, entre outros cuidados estão em dias.
Se não for, comece agora a seguir os cuidados abaixo:
- Utilize o óleo lubrificante indicado pelo fabricante
- Troque o óleo do câmbio regularmente
- Selecione as posições do câmbio sem forçar
- Não engate a posição P até que o carro tenha parado totalmente
- Não engate a posição N em descidas ou desacelerações
- Não acelere com o carro parado
- Não deixe entrar água na transmissão.
Com os cuidados certos, mesmos esses câmbios podem durar anos sem apresentar quaisquer problemas.
Leia também: VW Golf GTI retorna ao Brasil – Veja o que sabemos
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.