5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022 e você nem sabia!

5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022
Veja 5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022 e você nem sabia! (Foto: Divulgação/Fiat)

Todos os anos, milhares de motoristas de todo o Brasil precisam (IPVA). Isso porque só com esse pagamento você conseguirá fazer o licenciamento. Mas você sabia que alguns carros não precisam pagar o imposto? Isso mesmo o que você leu! Em alguns estados, veículos de certa idade são isentos do imposto. Pensando nisso, o Garagem360 selecionou 5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022.

 

5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022
Chevrolet Zafira (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Veja 5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022 e você nem sabia!

Existe muita expectativa quando se fala no assunto IPVA 2022. Isso porque não se sabe o quanto o donos de veículos irão pagar. Em alguns estados, modelos mais velhos são isentos deste imposto. Veja abaixo uma tabela com os anos e os estados que possuem esta regra. Em seguida, mais informações!

  • 10 anos de fabricação: Acre, Rio Grande do Norte e Roraima
  • 15 anos de fabricação: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Sergipe e Tocantins
  • 20 anos de fabricação: Alagoas, Paraná Rio Grande do Sul e São Paulo
  • Carros fabricados até 1985: Santa Catarina

Fiat Bravo Absolute 2011

5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022
Fiat Bravo (Foto: Divulgação/Fiat)

Começamos a nossa lista com um hatch médio. A segunda geração do Fiat Bravo foi um dos carros mais refinados vendidos no Brasil. O carro foi lançado no Brasil no final de 2010 para brigar com o VW Golf e com o Hyundai I30. Ele tinha como destaque um desenho bastante esportivo e um ótimo pacote de equipamentos. O modelo Absolute, por exemplo, trazia ar-condicionado, freios ABS e rodas de liga leve de 17 polegadas.

Aproveite e veja também: Renault Sandero 2022 tem preços acessíveis com visual modernizado

Este modelo também trazia uma motorização forte. Seu motor é o E.torQ 1.8 16V Flex, que pode gerar uma potência máxima de 132 cv e torque máximo de 18,9 kgfm. A transmissão pode ser tanto uma manual de cinco marcha quanto a automatizada Dualogic.

Chevrolet Zafira Elite 2006

5 carros que não precisam pagar IPVA em 2022
Chevrolet Zafira (Foto: Divulgação/Chevrolet)

Modelos com 15 anos de fabricação também são isentos do IPVA. E um bom exemplo de veículo que entra nesta regra é a Chevrolet Zafira. Ela foi lançada em 2001 e ficou até 2012. Ao lado da sua irmã Meriva,  ela foi uma das antecessoras da Chevrolet Spin. Além de ser uma boa opção para quem buscava um carro familiar (tinha versões de cinco ou sete lugares), ela se destacava pela sofisticação.

A Chevrolet Zafira Elite 2006 era equipada com um motor 2.0 8V Flex. Ele podia gerar uma potência de 127 cv e torque de 19,6 kgfm.

VW Gol 1.0 Turbo 2001

Outra regra que existe no Brasil é que alguns carros com 20 anos de fabricação não pagam o IPVA. Ou seja, um VW Gol Turbo 2001, por exemplo, entra nesta regra. Esta versão da terceira geração do popular compacto alemão tem bastante atributos. A principal delas é o visual esportivo. Sem falar dos itens de série.

O conjunto mecânico também impressionava. Ele trazia sob o capô o motor 1.0 Turbo. Sua potência máxima de 112 cv e torque máximo de 15,8 kgfm. Com este propulsor, o carro pode acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5 segundos e podia atingir a velocidade máxima de 192 km/h. Ele era acoplado a um câmbio manual de cinco velocidades.

Audi A4 2000

Audi A4 (Foto: Divulgação/Audi)

Você também pode optar por um carro premium. Na virada do século, o Audi A4 era um dos mais modernos disponíveis no mercado. O modelo ainda estava em sua primeira geração (B5) e tinha vários atributos. Ele tinha uma distância entre-eixos 2.610 mm. O que garante um bom espaço interno. Já o porta-malas tinha espaço para 440 litros. Sem falar que os materiais internos eram de primeira linha.

O modelo vinha equipado com um motor 1.8 Turbo 20V. Ele possui uma potência máxima de 150 cv e torque de 21,4 kgfm. Já a transmissão era a automática de cinco velocidades. Vale ressaltar que ele podia acelerar de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos.

Chevrolet Monza hatch 1983 

Por fim, um modelo que representa aqueles que foram fabricados até 1985. Estamos falando do Chevrolet Monza hatch. Em Santa Catarina, ele  não precisam pagar o IPVA. O modelo da marca norte-americana foi lançado em 1982. Ele tinha como principais concorrentes o VW Passat e o Ford Corcel. O que pode impressionar neste veículo é o seu design.

Dentre todas as versões oferecidas, o modelo S/R entregava um bom conjunto. Ele era equipado com um motor 2.0, que produzia 110 cv de potência máxima e 17,3 kgfm de torque máximo. Sua transmissão era a manual de seis marchas.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar