5 carros mais leves do Brasil; conheça os modelos “peso pena”
O peso é um requisito que interfere no desempenho e no consumo de um carro. Assim, trazemos uma lista dos carros mais leves do Brasil !
Os automóveis em geral se diferenciam por conta de diversas características. Seja na altura, no comprimento, no entre-eixos ou no tamanho do porta-malas. Porém existe um destes requisitos que podem interferir tanto no desempenho quanto no consumo deles. Estamos falando do peso.
Em muitos os casos, um carro mais pesado é mais lento. Além de gastar mais combustível. Pensando nisso, o Garagem360 traz uma lista com os carros mais leves do Brasil.
Para a produção desta lista, foram considerados apenas os carros 0 km. Pode-se perceber que muitos deles estão representadas em suas versões mais baratas. isso porque eles trazem menos equipamentos. Além de serem hatches compactos.
5 carros mais leves do Brasil; conheça os modelos “peso pena”
5º – Hyundai HB20 (989 kg)
Na última posição deste top 5 está o Hyundai HB20. Este compacto sul-coreano passou por uma mudança completa em 2019. A nova geração ganhou um visual completamente novo. Seu interior também foi bastante reformulado. Entretanto, o peso não foi tão afetado.
Ele pesa 989 kg. Isso considerando as versões Sense, Vision e Evolution.Todas elas trazem em comum o motor. Sob o capô está o propulsor Kappa 1.0 12v Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 80 cv a 6.000 rpm e torque de 10,2 kgfm a 4.500 rpm. A transmissão é a manual de cinco marchas.
Dados de consumo
- Cidade: 12,8 km/l (gaoslina) e 9,1km/l (etanol)
- Estrada: 14,6 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
4º – Fiat Mobi Like e Treeking (967 kg)
O Fiat Mobi é um dos sub-compactos que o mercado brasileiro oferece. Seu lançamento em terras brasileiras aconteceu em 2016. Hoje, ele está posicionado entre os veículos mais vendidos do Brasil. Sem falar que seu preço é bastante acessível. A linha 2022 é dividida em três configurações. Dentre elas, a Like e a Treeking são as mais caras.
E as mais pesadas. Os dois carros pesam 967 kg. Os carros são equipados com o motor Fire 1.0 EVO 8V Flex. Sua potência máxima é de 75 cv a 6.250 rpm e torque de 9,9 kgfm a 3.850 rpm.
Dados do consumo
- Cidade: 13 km/l (gasolina) e 8,9 km/l (etanol)
- Estrada: 14,1 km/l (gasolina) e 10,1 km/l (etanol)
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3º – Fiat Uno (955 kg)
A medalha de bronze ficou com o irmão maior do Mobi. Isso porque o Fiat Uno pesa 955 kg. O hatchback está atualmente na sua segunda geração. Ela foi lançada em 2010 e passou por algumas modificações no visual.
Um carro que tenta sobreviver, apesar de só estar sendo comercialiado em apenas uma única versão. O carro traz consigo o motor Fire 1.0 8V Flex, que produz 80 cv a 6.200 rpm de potência e torque de 10,2 kgfm a 4.500 rpm.
Dados de consumo
- Cidade: 11,6 km/l (gasolina) e 8,0 km/l (etanol),
- Estrada: 13,4 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol)
2º – Fiat Mobi Easy (907 kg)
Já a medalha de prata é do carro mais barato do Brasil. O Fiat Mobi Easy está custando a partir de R$ 45.790. Ou seja, vem com menos equipamentos de série que as outas versões. E isso faz com que o peso caia para 907 kg.
Apesar disso, ele traz um bom pacote de equipamentos de série. O motor segue sendo o mesmo dos modelos acima. Ou seja, o 1.0 EVO 8V Flex. Ele também é mais econõmico.
Dados de consumo
Cidade: 13,5 km/l (gasolina) e 9,2 km/l (etanol)
Estrada: 15,2 km/l (gasolina) e 10,2 km/l (etanol
1º- Renault Kwid (entre 758 kg e 806 kg)
Por fim, o líder da lista carros mais leves do Brasil Renault Kwid. O sub-compacto francês é o principal rival do Fiat Mobi. Ele se destaca justamente pelo projeto simples e prático. E o resultado também é um carro bastante leve. Segundo a montadora, seus pesos podem variar de acordo com a versão:
- Life: 758 kg
- Zen: 779 kg
- Intense: 786 kg
- Outsider: 806 kg
Todas elas trazem sob o capô o motor 1.0 SCe 8V Flex. Ele tem uma potência de 70 cv a 5.500 rpm e torque de 9,8 kgfm a 4.250 giros.
Dados de consumo
- Cidade: 14,9 km/l (gasolina) e 10.3 km/l (etanol)
- Estrado: 15,6 km/l (gasolina) e 10,8 km/l (etanol)
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.