5 carros híbridos que não te darão dor de cabeça para carregar
Quer um carro híbrido/ elétrico, mas não que se preocupar em carregar a bateria? Veja os 5 carros híbridos que não te darão dor de cabeça para carregar.
Sonha em ter um carro elétrico, mas se preocupa com autonomia e tempo de recarga? Então, os modelos híbridos do tipo HEV (Hybrid Electric Vehicle), que não precisam de tomadas para recarregar a bateria, são os ideais para você. Por isso, separamos 5 carros híbridos que não te darão dor de cabeça para carregar.
Como funcionam os carros híbridos HEV?
São carros que combinam motor a combustão e motor elétrico. Sem o cabo plug-in, a bateria é carregada por frenagem regenerativa. Durante a frenagem e desaceleração do veículo, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética do movimento em energia elétrica.
Agora, vamos aos híbridos:
1. Kia Stonic – R$ 129.990
O híbrido mais barato do Brasil é do tipo Mild Hybrid, que combina motor a combustão com bateria minimamente estendida e motor elétrico auxiliar combinado e gerador.
O Kia Stonic é um SUV compacto de 4.140 mm de comprimento, entre-eixos de 2.580 mm, 1.520 mm de altura e 1.760 mm de largura. É 41 mm menor que o Fiat Pulse.
Sua motorização é formada por um motor 1.0 turbo, de 3 cilindros e sistema híbrido-leve de 48 volts. Juntos, entregam confiáveis 120 cv e 20,4 kgfm de torque. A título de comparação, o Pulse de entrada conta com motor 1.3 aspirado de 107 cv.
De acordo com a Kia, o Stonic faz 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l na estrada.
Toyota Corolla Hybrid – R$ 187.990
Outro conhecido do brasileiro, o Corolla Hybrid é um verdadeiro clássico reinventado. O modelo combina a confiabilidade Toyota com tecnologia híbrida de última geração.
Seu propulsor utiliza o sistema Híbrido Flex, que entrega 101 cv (E) / 98 cv (G) no motor a combustão e 72 cv no motor elétrico. Juntos, entregam até 122 cv, torque de 14,5 Kgf.m no motor a combustão e 16,6 Kgf.m no elétrico.
É um sedan diferenciado, equipado com rodas de liga leve 17″, acabamento interno em material sintético e couro, 7 airbags, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e o Toyota Safety Sense, com controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, entre outros recursos de segurança.
Seu consumo é fora de série – até 20 km/l na cidade e 18,4 km/l na estrada com gasolina.
Toyota Corolla Cross Hybrid – R$ 202.990
Para quem busca um SUV espaçoso e eficiente, o Corolla Cross Hybrid é a escolha perfeita.
Conta com a mesma motorização do irmão sedan: sistema Híbrido Flex, que entrega 101 cv (E) / 98 cv (G) no motor a combustão e 72 cv no motor elétrico. Juntos, entregam até 122 cv, torque de 14,5 Kgf.m no motor a combustão e 16,6 Kgf.m no elétrico.
Por ter um peso maior do que o sedan, o Corolla Cross Hybrid é um pouco menos eficiente no quesito consumo:
- Cidade etanol – 11,8 km/litro
- Estrada etanol – 9,7 km/litro
- Cidade gasolina – 17,8 km/litro
- estrada gasolina – 14,7 km/litro
Ford Maverick – R$ 237.200
A Maverick é uma picape compacta com porte semelhante ao da Fiat Toro (só que maior), mas com potência que chega perto da Hilux.
Mede 5,07 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,73 m de altura e 3,08 m de entre-eixos. Tem 13 cm a mais de comprimento e 9 cm a mais de entre-eixos do que a Toro.
A Maverick conta com o motor 2.5 Atkinson de 197 cv, associado a transmissão e CVT para gerar uma autonomia de mais de 800 km na cidade. A título de comparação, a Hilux 2.8L 16V a diesel gera 204 cv.
Trata-se de uma excelente picape, principalmente para uso urbano, que alia desempenho, modernidade, força e o sistema híbrido, ideal para quem quer fazer sua parte reduzir emissões de carbono.
Quanto ao consumo, essa brabíssima faz 15,7 km/l de gasolina na cidade e 13,6 km/l na estrada, recebendo o título de picape mais econômica do Brasil.
5. GWM Haval H6 HEV2 – R$ 214.990
A versão de entrada do Haval H6, o HEV2 é um SUV chinês premium moderno, eficiente, robusto, potente e que eu acho particularmente lindo.
Trata-se de um SUV que conta com o mesmo recurso de reaproveitamento da energia cinética. Seu motor é o 1.5 turbo injeção direta a gasolina, combinado com motor elétrico e bateria de 1,6 kWh. A potência combinada chega a 243 cv e 54 kgfm de torque.
Nessa configuração chega a 16,5 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.