5 carros elétricos para ir e voltar do trabalho sem gastar uma gota de gasolina

Você quer um dos carros elétricos para ir e voltar do trabalho à disposição no Brasil? A mobilidade urbana está mudando e os carros elétricos surgem como uma opção cada vez mais atraente (e acessível).

São silenciosos, econômicos e não emitem gases poluentes, assim como os modelos a combustão. 

Se você está pensando em comprar um carro elétrico para uso urbano, nós do Garagem360, separamo 5 modelos que se destacam no mercado.

O Chery iCar é uma das opções de carros elétricos para ir e voltar do trabalho - Foto: Divulgação
O Chery iCar é uma das opções de carros elétricos para ir e voltar do trabalho – Foto: Divulgação

 

Quais os melhores carros elétricos para ir e voltar do trabalho?

Entre as melhores opções para o trabalho estão o JAC e-js1, Nissan Leaf, Renault Kwid e-tech, Fiat 500e e Byd Dolphin. Vamos falar sobre cada um a seguir:

1. JAC E-JS1 (R$ 126.900 zero km)

O Jac E-JS1 é um hatch compacto elétrico, com design moderno e excelente para o trânsito urbano do cotidiano. Seu motor se assemelha a um modelo 1.0 a combustão, com 62 cv de potência e 5,3 kgfm de torque. 

JAC E-JS1 é um dos melhores carros elétricos para ir e voltar do trabalho. Foto: Divulgação
JAC E-JS1. Foto: Divulgação

A autonomia (segundo o Inmetro) é de 161 km, no entanto alguns proprietários afirmam passar dos 200 km com facilidade na cidade. 

O E-JS1 é um veículo moderno, com itens que não são encontrados em modelos mais populares, como direção assistida e sensor de estacionamento traseiro.

Também conta com freios ABS com EBD, airbags frontais e laterais, entre outros itens. 

2. Nissan Leaf (R$ 235.800 zero km)

Este já foi o carro elétrico mais vendido do país e não foi à toa. Com a confiabilidade da Nissan, tecnologia embarcada e boa autonomia.

O Leaf também se mostra uma excelente opção para quem quer ir e voltar do trabalho sem gastar 1 real de gasolina (e dependendo de como vai carregá-lo, também não vai gastar com recarga). 

Nissan Leaf - Foto: Divulgação
Nissan Leaf – Foto: Divulgação

 

Conta com motor de 110 kW, o equivalente a 150 cv e bateria de 40 kWh, o que oferece um alcance de até 272 km, de acordo com o Inmetro. 

Entre os itens de série do modelo estão o alerta de mudança de faixa, sistema de prevenção de mudança involuntária de faixa, visão 360, frenagem autônoma de emergência, alerta inteligente de atenção do motorista, entre outros. 

3. Fiat 500e (R$ 214.990,00 zero km)

O Fiat 500e não fez tanto sucesso assim no Brasil, mas também entrou na nossa lista. Trata-se de um excelente carro elétrico, moderno, tecnológico com design futurista e bom aproveitamento de espaço, apesar de ter dimensões reduzidas. 

Conta com um motor elétrico que rende o equivalente 118 cv e sua a bateria oferece uma autonomia de 227 km. 

Fiat 500e - Foto: Nicole Santana/ Garagem360
Fiat 500e – Foto: Nicole Santana/ Garagem360

 

Seus diferenciais são o câmbio automático, central multimídia de 7 polegadas, roteador wi-fi, freios ABS, controle de estabilidade, direção assistida, bancos em couro, faróis de LED, etc. 

4. Renault Kwid E-Tech (R$ 99.990 zero km)

O carro elétrico mais barato do Brasil é ideal para o trânsito urbano. O Kwid e-tech é baseado no Kwid com motor flex, mas um pouco mais pesado. O modelo a combustão pesa 818 kg, enquanto o elétrico tem 977 kg. 

É equipado com um motor elétrico de 65 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, o que permite acelerar de 0 a 50 km/h em 4,1 segundos e atingir 130 km/h de velocidade máxima. 

A bateria é de 26,8kWh, oferecendo autonomia de 185km, de acordo com o Inmetro. 

Kwid e-tech. Foto: Divulgação
Kwid e-tech. Foto: Divulgação

 

5. BYD Dolphin (R$ 149.800 zero km)

Por último, mas não menos importante, o carro elétrico mais vendido do país. Recém-chegado (junho de 2023), o BYD Dolphin já desbanca outros modelos que estão à venda a mais tempo e se consolida no mercado. 

Entre as razões do sucesso estão os vários itens de série que dificilmente estão presentes em um modelo a combustão na mesma faixa de preço zero km. 

Entre eles o Assistente de Frenagem Hidráulico (HBA), Sistema de Controle de Tração (TCS), Desaceleração Controlada para o Freio de Estacionamento (CDP), Controle Dinâmico do Veículo (VDC), 6 airbags, rodas de liga leve 16”, Frenagem Confortável (CST), etc. 

Já a motorização é formada por um motor 100% elétrico que rende 95 cv e torque máximo de 18,3 kgfm. A aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em 10,9 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h.

A autonomia segundo o Inmetro é de 291 km. 

Outras opções:

  • Caoa Chery iCar (R$ 119,990)

  • Chevrolet Bolt EV (R$ 259.990)

  • JAC E-JS4 (R$ 229.900)

  • Volvo XC40 Recharge (R$ 342.950)

  • Renault Zoe (R$ 136.190 – seminovo). 

 

Robson QuirinoSou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.
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