5 carros com nomes BIZARROS que seriam cancelados no Brasil

As fabricantes de automóveis nem sempre acertam na escolha do nome de veículos em certos países. Alguns carros foram batizados com nomes bizarros e são lembrados até hoje. Na lista a seguir, o Garagem360 traz 5 carros que não seriam bem vistos no Brasil.

Veja 5 carros com nomes bizarros

A escolha do nome para a comercialização de um carro é um fator primordial. Dependendo da escolha, o modelo pode não ter o sucesso desejado pela montadora. Dependendo do país, o nome pode soar, no mínimo, estranho. A seguir, mostramos 5 carros com os nomes bizarros.

Studebaker Dictator

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(Foto: Divulgação)

O Studebaker Dictator foi um carro produzido entre 1927 e 1937 pela montadora Studebaker Corporation, da Indiana, nos Estados Unidos. O nome Dictator (Ditador, em Português) não causou problemas no país de origem, pois os americanos ainda não estavam familiarizados com o termo.

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A fabricante dizia que o veículo iria “ditar os padrões” para outras marcas. Porém, quando o veículo foi para a Europa, a reação não foi das melhores. O povo europeu tinha mais conhecimento sobre o peso político da palavra e a Studebaker teve que alterar o nome para Director (Diretor).

Mas a mudança também não durou muito. Pouco tempo depois, Adolf Hitler ganhou visibilidade com suas ideias ditatoriais e genocidas. Com isso, a Studebaker tirou de vez o automóvel de circulação.

AMC Gremlin

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(Foto: Divulgação/AMC)

Lançado em 1970, o AMC Gremlin foi fabricado pela American Motors Corporation até 1978. O objetivo era concorrer com modelos compactos da Chevrolet e da Ford. Mas não obteve tanto sucesso.

Gremlin é uma lendária criatura, que arruma todo o tipo de confusão e danifica componentes mecânicos, principalmente de aviões. A lenda diz que o designer desenhou o carro em um saco de vômito enquanto voava, por isso recebeu o nome, mas até hoje o verdadeiro motivo da utilização é um mistério.

Mazda LaPuta

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(Foto: Divulgação/Mazda)

Fabricado pela Mazda entre 1999 e 2006, o LaPuta foi vendido somente no Japão. Países de idiomas espanhol e português podem achar estranho, mas o nome faz uma referência à ilha voadora do livro “As Viagens de Gulliver”, de Jonathan Swif.

Como não veio para o Brasil, a fabricante não teve maiores problemas, mas, caso viesse, o nome certamente teria que ser mudado para não causar nenhuma estranheza. Inclusive, o nome da ilha teve que ser alterado no livro referenciado para Lapuntu, quando foi traduzido para outros idiomas.

Nissan Navara

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(Foto: Divulgação/Nissan)

Navara é a forma como a Nissan batizou a Frontier em mercados internacionais, como o espanhol. A picape recebe o nome da região de Navarra, no norte da Espanha, pois a versão europeia é construída na fábrica da Nissan, em Barcelona.

A turma da 5º série no Brasil ficaria em êxtase com esse nome. Mas, ainda bem, que a Nissan batizou a picape com outra denominação para o mercado automotivo brasileiro.

Ford Pinto

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(Foto: Divulgação/Ford)

Outro nome que aqui no Brasil não daria muito certo. Entre os anos de 1971 e 1980, o Ford Pinto foi comercializado nos Estados Unidos e fez sucesso por lá. O veículo foi batizado com esta alcunha, pois nos EUA é assim que chamam um cavalo com pelagem branca com pintas de outra cor.

Durante aquela época, a Ford utilizava a temática referente a cavalos para dar nome a seus veículos. No Brasil, o Corcel fez sucesso. O automóvel mais famoso com este tema foi o Mustang.

Quer ficar por dentro dos preços dos veículos aqui no Brasil? Acesse a Tabela Fipe do Garagem360 e confira os valores dos carros no mercado nacional.

Alisson Wieder
Alisson WiederRedator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.
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