5 carros clássicos que deixaram saudade
Há carros que caem tanto no gosto das pessoas que acabam marcando gerações. Os clássicos, por exemplo, deixaram marcas por décadas – e não é por menos que ainda hoje há fãs e diversas exposições deles. Portanto, o Garagem360 separou 5 carros clássicos que deixaram saudade!
Foto: Divulgação/ VW
Carros clássicos que deixaram saudade
Volkswagen Fusca
Assim, abrindo a geração dos anos 50, o Volkswagen Fusca foi produzido no Brasil entre 1959 a 1986. E é ainda hoje um dos queridinhos dos brasileiros.
Dessa forma, deixando sua história marcada com direito até um dia nacional do Fusca, que é celebrado em 20 de janeiro, data em que marca o início da produção do veículo aqui no Brasil. O Volkswagen Fusca passou por várias evoluções, sendo a última foi em 2019, quando foi descontinuado.
Volkswagen Kombi
Como o Fusca, a Volkswagen Kombi marcou gerações e também ganhou um dia nacional para chamar de seu, que é comemorado no dia 2 de setembro. O modelo que sofreu, também, várias evoluções e chegou no Brasil nos anos 50. Começou a ser produzido em 1957 como o primeiro carro da Volkswagen fabricado no país.
Até o ano de 2006 foi fabricada com motor refrigerado a ar. No entanto, de 2006 até 2013 ganhou motor flex refrigerado a água. Por fim, saiu de linha em 2013 por conta de novas regras que obrigam Airbag e freio ABS. Foi um carro que serviu tanto para utilidade familiar como também para uso profissional como transporte de cargas ou escolar.
Chevrolet Opala
Enquanto isso, o Opala foi fabricado no fim da década de 60. Além disso, foi o primeiro carro de passeio da Chevrolet fabricado no Brasil. Na época era visto como um veículo de requinte e luxo e conquistou muitos admiradores que se perduram até hoje. O veículo teve como sua irmã a Caravan e saiu de linha em 1992 deixando muitas saudades.
Fiat 147
Você pode se interessar também: Anúncios de carros que marcam épocas
O Fiat 147 foi o primeiro carro da Fiat a ser fabricado no Brasil na década de 70, sendo o concorrente direto do Fusca e Chevette. Seu modelo veio para ser um carro popular e teve diversas derivações como, por exemplo, o Fiat Oggi, sedan e a primeira picape compacta. Foi fabricado até 1986, sendo substituído, então, pelo Fiat Uno.
Ford Escort
Por fim, o Escort chegou no Brasil no início da década de 80, sendo que, no final desta década, sofreu algumas mudanças pequenas. Já no início dos anos 90 o Escort ganhou uma nova geração, sendo que em 1996 ganhou uma reestilização.
No Brasil foi fabricado até 2003. Quando foi, então, substituído pelo Ford Focus. O Escort foi muito marcante por conta de versões esportivas como XR3 que era conversível: sonho de consumo de qualquer jovem dos anos 90.